Ultimas

Teste Ergométrico: Qual Sua Finalidade?

O teste ergométrico é um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço. Esse tipo de exame oferece dados sobre o funcionamento cardiovascular quando o coração é submetido a esforço físico de forma gradual e crescente e avalia o desempenho das reservas coronárias (capacidade de os vasos do coração aumentarem o fluxo sanguíneo conforme a intensidade do esforço).

Por que fazer o exame?

Por meio dele é possível diagnosticar avaliar a capacidade cardiorrespiratória e verificar a existência de enfermidades como arritmias, isquemia miocárdica e doença arterial coronariana (aterosclerose coronariana).

Como é realizado?

O primeiro passo é estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada indivíduo, levando em conta dados como idade e limitações físicas. Em seguida, são colocados eletrodos no tórax do paciente para registro por meio de um eletrocardiograma (ECG). Depois, ele é levado à esteira ou bicicleta, iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido. O paciente é monitorado durante o repouso e o esforço. O movimento começa lentamente e aos poucos a velocidade aumenta. Depois que o esforço máximo for alcançado, o movimento é progressivamente desacelerado para a fase de desaquecimento. O exame pode ser interrompido caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão.

Exige algum tipo de preparo específico?

No dia em que for fazer o teste, não passe no corpo nenhum tipo de creme após o banho, pois algumas substâncias podem dificultar a fixação dos eletrodos.

Não é necessário ficar em jejum, mas não ingira café nem bebidas alcoólicas. Se o procedimento foi agendado para o período da manhã, alimente-se normalmente. Se foi marcado para a tarde, a recomendação é que o almoço seja feito até as 11h30.

Se é fumante, não fume nesse dia, pois isso pode alterar os resultados do exame. Além disso, não faça o exame se estiver gripado ou resfriado e vá com tênis e roupas confortáveis.
Assista o vídeo:


Quando sai o resultado?

É rápido, cerca de 30 minutos depois de finalizado o esforço. Preço: A partir de R$ 150,00, mas grande parte dos convênios cobre o exame. Também é possível fazê-lo na rede pública.
Fonte: Coração Alerta
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!