Ultimas

11 Animais Resistentes Que Conseguem Sobreviver em Condições Extremas

Sobreviver sempre foi um desafio dos seres vivos desde o começo dos tempos. Muitas espécies foram dizimadas da superfície terrestre por diversos motivos, dentre desastres naturais, mudanças climáticas, ou extinção por conta do ser humano. Alguns animais porém, tem uma resistência aos diferentes tipos de adversidades que podemos encontrar em nosso planeta, ou se adaptam as situações que passam.

Nós criamos uma lista com algumas das espécies que tem uma maior habilidade de sobreviver em condições extremas, que nós seres humanos com certeza não conseguiríamos de maneira natural. Já imaginou resistir a temperaturas inferiores a 100°, ou então ter vida eterna, então, a baixo você verá espécie com estas e outras características que fazem delas as maiores sobreviventes da natureza.

1 – Barata

A maioria das pessoas tem medo ou nojo deste animal, mas a verdade é que ela é um dos seres vivos mais resistentes do mundo. Se você arrancar a cabeça de uma barata, ela irá sobreviver por alguns dias, não basta isso, se houver algum tipo de desastre nuclear, nossa amiguinha de seis patas irá sobreviver como se nada tivesse acontecido.

2 – Cucujus clavipes puniceus

Esta espécie de besouro, com sua aparência inofensiva consegue suportar temperaturas baixíssimas no Ártico,  isso se deve a sua habilidade de produzir proteínas anti congelantes.

3 – Rato toupeira pelado

Com uma expectativa de vida de 30 anos, bem superior a qualquer outro roedor, esse bichinho de aparência não muito agradável tem uma peculiaridade que o torna bastante resistente, ele é imune ao câncer.

4 – Planárias

A habilidade de regeneração deste animal é de causar inveja a qualquer ser vivo do planeta, se você corta uma Planária ao meio, as duas partes irão crescer de novo em cada pedaço, tornando-a duas planárias.

5 – Turritopsis nutricula

Esta espécie de água viva simplesmente é imortal, você não leu errado, ela nunca morrerá de causas naturais, isso se deve ao fato de quando ela chega a sua maturidade sexual, ela regride de estágio, ou seja, é como se ela nascesse de novo. O ciclo de vida parte do zero e mais uma vez se repete.

6 –  Anser indicus

Este ganso pode ser encontrado na região do Himalaia, ele pode voar até impressionantes 9 mil metros de altura, ele só consegue sobreviver mesmo com o ar rarefeito por conta de sua incrível capacidade de armazenar oxigênio.

7 – Arctica islandica

Esta espécie de molusco, oriundo da Islândia, detêm o recorde de longevidade já encontrado na natureza. Segundo cálculos de cientistas, existem espécies que viveram mais de 500 anos.

8 – Tardígrado

Este com certeza também estaria no ranking de animais mais estranhos, mas neste ele está por conta de sua habilidade de sobrevivência. Ele suporta uma variação de temperatura que nenhum outro ser vivo consegue, vai do – 273° até 150°.

9 – Formiga prateada do Saara

Como o próprio nome diz, ela mora no deserto do Saara, essa pequenina aguenta temperaturas superiores aos 50°. Isso é graças ao seu corpo, que tem um revestimento que a protege do calor e dos raios ultra violetas.

10 – Rã da floresta

Este anfíbio que vive na região da Sibéria, no circulo polar ártico, e ela meio que vira um morto vivo. Ela transforma o glicogênio em glicose, e no sangue circula pelos órgãos mais importantes, assim não deixando eles congelarem, ao contrário de outros que não passa o sangue, com o cérebro e glóbulos oculares.

11 – Lebre do Ártico

Este com sua aparência inofensiva com certeza também merece estar nesta lista. Ele sobrevive ao inverno rigoroso do norte do Canadá, enquanto os outros mamíferos ou fogem pro sul ou hibernam. Além disto, ele consegue correr até 70Km/h por hora quando precisa fugir de um potencial predador, isto na neve.

Fontes: diariodebiologia.com / grunge.com / biologiatotal.com.br / terra.com.br / fatosdesconhecidos.com.br

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!