Ultimas

12 dicas para elevar a concentração das crianças

Todos os pais enfrentam o desafio de tentar elevar a concentração dos filhos. Como fazer com que as crianças fiquem atentas ao dever de casa? Existem algumas dicas importantes para aumentar os níveis de concentração dos pequenos e torná-los mais produtivos, concentrados, disciplinados e obedientes. Confira as 12 formas de elevar a concentração das crianças no dia a dia:

1. Divida uma tarefa grande em várias tarefas pequenas

Uma tarefa grande pode ser cansativa e provocar uma certa resistência nas crianças. Por isso, ao invés de pedir para seu filho realizar uma atividade extensa, elabore vários pequenos deveres. Dessa forma, depois de cumprir uma atividade, a criança se sentirá mais motivada para seguir para a próxima. Essa dica é muito válida para os estudos.

2. Deixe seu filho brincar

É importante deixar as crianças com tempo livre para brincar. Só que isso não significa que elas devam brincar com tablets, smartphones e computadores. Estimule seus filhos a brincarem com brinquedos de verdade e com atividades que aumentem a concentração, como jogos de memória, quebra-cabeça, estátua, esconde-esconde, entre outros.

3. Prepare o ambiente

Para ajudar as crianças a desenvolverem mais concentração, prepare o ambiente de estudos. Tenha em mente que este espaço precisa ser silencioso, confortável e agradável. Use uma luz leve e uma música ambiente instrumental, desligue todos os equipamentos eletrônicos para evitar distrações e providencie todos os materiais que a criança precisa, como livros, cadernos, canetas e uma garrafa de água.

4. Alimentação saudável

As crianças precisam de uma alimentação saudável. Evite oferecer para os pequenos algumas bebidas com cafeína, alimentos com muito açúcar e Fast Food. Uma dieta com alimentos saudáveis vai garantir as vitaminas e nutrientes necessários para melhorar a concentração das crianças. Aposte nas frutas e verduras.

5. Faça um cronograma de estudos

Um jeito eficiente de aumentar a concentração das crianças é preparar um cronograma de estudos. A agenda pode até ser flexível, mas é importante que a criança dedique de uma a uma hora e meia para os estudos por dia. O mesmo cronograma deve ser seguido todos os dias.

6. Pequenas sonecas durante o dia

Permitir que as crianças durmam de 20 a 30 minutos por dia depois da escola é muito positivo para a concentração.

7. Descubra o melhor método de estudo para seu filho

Nem todas as crianças se adaptam ao mesmo método de estudo. Por isso, descubra o método de aprendizado ideal para o seu filho. Isso pode incluir um método de estudo visual, sonoro ou sinestésico.

8. Prepare seu filho para a próxima missão

Sempre que seu filho estiver perto de completar uma tarefa já comece a prepará-lo para a próxima missão.

9. Tarefas de curto prazo

Para saber como seu filho age quando está sob pressão, determine tarefas de curto prazo. Tenha em mente que um adulto consegue se concentrar por 42 minutos e as crianças por cerca de 20 minutos.

10. Recompense o esforço do seu filho

A próxima vez que seu filho fizer a tarefa corretamente ou tirar uma boa nota ofereça uma recompensa. Pode ser um chocolate ou um brinquedo!

11. Direcione a energia de forma eficiente

Observe como o seu filho usa a energia que ele possui e tente direcioná-la de forma eficiente. Perceba se a criança é mais produtiva no período da manhã ou da tarde.

12. Respiração profunda

Existem aulas de yoga para crianças que ajudam a elevar a concentração, mas você também pode tentar a meditação em casa. Peça para seu filho se sentar com os olhos fechados e respirar profundamente. Ele também pode imaginar coisas positivas durante a meditação. Isso vai ajudar a mantê-lo mais focado. 
 
Aprenda com esse vídeo algumas técnicas para você buscar mais concentração:
 
Fonte: sitedecuriosidades.com


Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!