Ultimas

8 Erros Que Você Comete ao Lavar Seu Rosto!


A ação de limpar o rosto parece ser tão simples que não é possível cometer erros, certo? Errado! Ao lavar o rosto não é raro cometer vários erros durante o processo. Qual o sabonete certo para a sua pele? Devo usar sempre os mesmos produtos? Como está água?

Todas estas respostas serão respondidas e lembre-se que jamais deve se esquecer de que a pele do rosto é uma das zonas mais sensíveis e delicadas do nosso corpo. Portanto, preste atenção aos cuidados e modifique aqueles hábitos que estejam causando problemas.

Não lavar as mãos antes de lavar o rosto

Muitos de vocês talvez cometam este erro. Geralmente a pessoa não se preocupa em lavar as mãos antes porque não faz sentido se vai utilizar os produtos de limpeza no final.

Apesar de não parecer, lavar bem as mãos antes é vital. As nossas mãos estão lotadas de bactérias adquiridas quanto tocamos em diversos objetos ao longo do dia. Infelizmente vários produtos para a limpeza do rosto não conseguem eliminar estas impurezas das mãos, ou seja podemos contaminá-los.

Manter sempre o mesmo produto

Todo mundo tem algum produto de beleza favorito e isso é algo bem normal. Indiferente do motivo que te faça amar este produto, ele não deve fazer parte do tratamento da pele durante todo o ano.

O clima influencia diretamente neste erro aqui. A umidade e o calor do verão nos faz suar muito mais do que nos dias frios e climas amenos do inverno não é mesmo? Sendo assim a nossa pele precisa de tratamento específico para estes momentos.

Pouca atenção com a esfoliação

Poucos são as vezes que vamos precisar esfoliar o rosto todos os dias. Apesar de ser uma ação importante na limpeza do rosto, a mesma tende a ressecar a pele, principalmente quando os esfoliantes contém químicos muito agressivos.

O mais indicado é que realize a esfoliação apenas uma vez por semana, visando sempre manter a suavidade da pele. Em grande parte dos casos, as pessoas não precisam de realizar a esfoliação mais que duas vezes ao mês.

Não ter cuidado com a pele

Secar a pele com muita força depois de lavar o rosto também é um erro comum. É muito importante observar a intensidade das ações sobre a pele do nossos rosto. Se você é daqueles que pensam que quanto mais forte secar melhor, mude rapidamente de hábito. O mais indicado é realizar a secagem fazendo movimentos circulares e suaves. Isso vale também para as ações de limpeza e esfoliação, não apenas na secagem.

Não aplicar corretamente os produtos

A forma de aplicação é fundamental para a eficácia da absorção do produto pela pele. A função de absorver estes produtos cabe aos poros que levarão os mesmo às camadas profundas da pele. Para que isso aconteça você deve aplicá-los sempre com movimentos circulares, leves e suaves. Quando as pessoas realizam a aplicação de forma horizontal ou vertical também há a absorção, porém ela é menor e muito mais demorada.

Temperatura incorreta da água

Certamente você já ouviu dizer que água quente abre os poros e a água fria os fecha. Apesar de ser um dito popular famoso, isso não passa de um enorme mito. Os poros não abrem e fecham.

A informação correta é que lavando o rosto com água quente demais causará danos aos óleos naturais que protegem a pele, podendo gerar ressecamento e uma alta produção de sebo.

A temperatura ideal da água para a limpeza da pele do rosto é morna, uma vez que desta forma ela não irá provocar nenhum dano e ajudará a eliminar corretamente todas as impurezas.

Não enxaguar corretamente

Durante a limpeza, a pessoa aplica diversos produtos no rosto e a parte do enxágue é tão importante neste processo quanto as demais etapas. Depois de utilizar os produtos escolhidos, você deve enxaguar muito bem, caso contrário, estas substâncias começam a se acumular sobre a pele.

Se isso ocorrer, os poros serão obstruídos e acontecerá um ressecamento da pele e aparição de diversas espinhas. O queixo, a linha do cabelo e o nariz são os 3 lugares que mais costumam sofrer com este enxágue incorreto.

Usar o sabonete errado

Como já foi dito, a pele do rosto é a mais sensível e com isso ela é completamente diferente da pele do resto do corpo. Mesmo assim, existem muitas pessoas que utilizam o sabonete de banho para limpar o rosto.

Mesmo que você escolha o melhor sabonete que seja, ele conta com ações detergentes mais agressiva, ou seja, o mesmo irá ressecar e irritar a pele do rosto. Os sabonetes para o rosto contam com pH específico para esta área.

Chegamos ao final deste artigo e agora com todas estas dicas apresentadas chegou a hora de corrigir os errinhos e cuidar ainda melhor da pele do seu rosto. Cuide bem do seu corpo e busque sempre a melhor forma de manter sua boa saúde.
Fonte: saudemelhor.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!