Ultimas

8 Fatores Que provam Que Você É Uma Pessoa Narcisista

O narcisismo é um transtorno de personalidade. E segundo a lenda de Narciso, que foi usada para nomear o transtorno, Narciso era um belo jovem que acabou despertando o amor da ninfa Eco.

Por não ter seu amor correspondido, a ninfa o condenou a apaixonar-se por si mesmo, e ao admirar sua própria imagem no reflexo de uma ria, Narciso acabou se afogando e mais tarde foi transformado em flor pela mãe terra.

Ou seja, já deu para entender direitinho que o esse transtorno pode implicar, correto? Segundo o psicanalista Sigmund Freud, o narcisismo pode ser considerado uma característica normal e aplicável a todos os seres humanos durante o seu desenvolvimento durante a adolescência por exemplo.

Isso quer dizer que segundo essa linha da psicanálise o narcisismo está durante a adolescência relacionado ao exibicionismo, e até mesmo a própria descoberta da sexualidade.

Por outro lado, se esse sentimento evoluir, e persistir de maneira doentia, ou até mesmo de modo que cause conflitos para quem o possui, ai sim, ele deve ser considerado um transtorno de personalidade.

Por isso, hoje aqui na Fatos, nós queremos saber! Será que você é um narcisista de verdade? Bom, confira se você possui esses 8 tipos de pensamentos e características e descubra!

1- Você é desses: “Se não for para causar eu nem vou”

Segundo o psicólogo Peter Jonason da Universidade de Western Sydney: Um monge narcisista não soa nada bem, porém, ser um Kanye West narcisista é algo fantástico”.

Ao traçar o perfil dos homens e mulheres que possuem o transtorno de personalidade narcisista, ficou bastante evidente que essas pessoas literalmente precisam se sentir como o centro das atenções. Por isso se você se considera uma pessoa tímida e reservada, fique tranquilo, você não é um narcisista nato!

2- Você realmente acredita: “Que se uma pessoa é feia na sua opinião, você não consegue ter ciúmes dela”

Para você a atração sexual que uma pessoa pode sentir pela a outra, está basicamente relacionada ao grau de atratividade física que uma pessoa pode ter pela outra. Apesar disso, você se interessa por pessoas que além de fisicamente atraentes, também possuam posições elevadas de poder.

O resultado de tudo isso, é que caso você esteja em um relacionamento sério, você dificilmente sentirá ciúmes de uma outra pessoa, que na sua opinião não possui os atributos tão elevados quanto os seus.

3- Você acredita que certas tendencias de moda só dão certo para o seu perfil, e não dão certo para todo mundo

Segundo um estudo realizado pela psicóloga Simine Vazire, da Universidade de Washington, de um modo geral, as pessoas narcisistas são consideradas mais atraentes fisicamente e também mais estilosas pelas outras pessoas.

Isso também significa que elas dão uma maior importância para as suas vestimentas e estilo, e consequentemente acabam acreditando, que não é qualquer um, que pode se vestir tão bem, ou ficar tão elegante quanto elas com as suas roupas.

4- Você prefere chegar atrasado do que chegar mal arrumado

Como não se importam muito com as convenções sociais, e priorizam sempre a sua própria imagem e aparência, uma pessoa narcisista sempre vai acreditar que as demais pessoas, tem a verdadeira obrigação de as esperarem.

Viver fora do horário, pode ser uma consequência para essas pessoas. Você possui todas as características que citamos até aqui?

5- Você realmente acredita que seu companheiro tem muita sorte por te ter ao seu lado, uma vez que todas as outras pessoas que ele(a) se relacionou eram sem dúvidas mais feias

Como as características físicas para você são extremamente importantes, esse é um típico pensamento de um narcisista. Além disso, isso pode não necessariamente significar que as outras pessoas que o seu parceiro(a) se relacionou realmente sejam feias. Mas o narcisista sempre se enxergara mais belo e virtuoso do que as demais pessoas.

Outra dica para descobrir se você de fato é um narcisista é se responder sinceramente, se você acredita que disfarça a sua prepotência e arrogância com o famoso discurso do “amor próprio”.

6- As vezes você acredita que as pessoas só se aproximam de você por que querem algo a mais

É natural que você confunda as intenções das pessoas que se aproximam de você. Afinal, você mesmo é um admirador da sua própria beleza e personalidade, então nada mais natural para você, do que o fato de que as outras pessoas também se interessem, por essa pessoa maravilhosa que você é.

Por esse motivo, o narcisista pode conviver com a falsa impressão, de que está sendo constantemente “cantado”, quando na verdade as coisas podem não ser bem assim.

7- Você é desbocado e não se importa em usar palavrões de cunho sexuais

Um estudo realizado pelos psicólogos Nicholas Holtzman e Michael Strube, que trabalham na Universidade de Washington, revelou que as pessoas narcisistas são muito mais argumentativas e tendem a xingar muito mais do que as pessoas convencionais. Além disso, elas também são mais propensas a usar um linguajar de cunho sexual.

8- Você não consegue se manter fiel a um relacionamento

Pesquisadoras da Universidade da Georgia perceberam através de uma série de experimentos que os narcisistas possuem uma maior tendência a trair, quando percebem que seus companheiros estão realmente apaixonados. Além disso, eles também tem maiores chances de incitar atos libertinos e promíscuos, mesmo pessoalmente não sendo praticantes de tais atos.

E então queridos leitores, você também possui esse tipo de pensamentos e características? Destes 8 itens, quantos se encaixam com o seu perfil? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários!
Fontes: areah.com.br / significados.com.br / fatosdesconhecidos.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!