Ultimas

A Forma Correta Para Conversar Com Seu Filho Sobre Sexo


Talvez essa seja a conversa mais importante a se ter com um filho. No mundo de hoje, com os perigos da internet e devido à prevenção quanto aos predadores existentes, pais encontram a necessidade cada vez mais cedo de poderem ter "a conversa" com seus filhos, mesmo enquanto crianças, mas nunca é tarde se o filho já é mais crescido.

No entanto, a maioria precisa de ajuda sobre o que e como falar. Muitas vezes esse tipo de informação é evitada por não se saber como começar, mas é comprovado que crianças e adolescentes que possuem essa abertura com seus pais de forma positiva, expandem e muito a qualidade das relações bem como sua autoestima depois de adultos.

Para começar a conversa com seu filho, observe aqui algumas ideias a serem apresentadas:

1. Informação correta 

Não pense que como pais serão os únicos que apresentarão informações sobre sexo aos filhos. Além dos amigos, a internet, a TV e escola possuem uma grande, e misturada, fonte de informação.

2. Família

O papel dos pais é maximizar a felicidade e o bem-estar de seus filhos, e ajudá-los a ter suas próprias famílias felizes um dia. Sexo tem a ver com família. Defini-lo como algo saudável e bonito, um presente de Deus para a união de casais e a criação de famílias, ajuda os filhos a entenderem seu papel. O exemplo dado também é imprescindível. Tanto como o uso do sexo fora do casamento pode ser a destruição de famílias.

3. Princípios corretos 

Comunicação aberta, entendimento da hora certa, autorrespeito, conhecimento do próprio corpo, reconhecer o valor da amizade e saber dizer "não", equilíbrio nas relações e atividades de acordo com a idade, implementação de metas, prática de esportes, tudo isso pode levar o filho a focar no ideal e próprio para sua idade, ao invés de se preocupar com coisas que não deveria por agora.
 
4. Realismo 
 
Uma conversa franca e aberta é necessária para que haja consciência de que muitos podem apresentar opiniões de que sexo experimental pode ocasionar uma gravidez indesejada, contração de doenças venéreas, e outros problemas. Não adianta sugerir o uso de preservativos, sem o entendimento de que o dano maior poderá ser psicológico e moldar toda uma vida de frustração caso as decepções e consequências não sejam aceitas com responsabilidade.
 
Quanto mais cedo os pais proporcionarem um ambiente onde haja confiança e informação aberta sobre sexo, antes de todas as outras fontes chegarem aos filhos, mais vantagens terão e estarão à frente quando os mesmos tiverem perguntas que precisarão ser respondidas.

A perfeição virá com a prática. Acostume seu filho desde pequeno a conversarem sobre determinados assuntos, bons e ruins. Estabeleça um bom exemplo e um porto seguro para os filhos. Cuide de seu casamento e de sua autoimagem, e seus filhos aprenderão da melhor forma.

Aprenda neste vídeo qual o momento certo para falar de sexo com os filhos:

Fonte: familia.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!