Ultimas

Mente e Corpo - Uma Relação Saudável!

É preciso que exista um equilíbrio entre corpo e mente para que o organismo funcione bem. “Quem padece de um transtorno de ansiedade pode apresentar sintomas físicos em qualquer outro órgão ou sistema do corpo – taquicardia, sudorese excessiva, dor de cabeça, aumento da pressão arterial”, explica o psiquiatra Eduardo Birman. A medicina caracteriza esses casos como doenças psicossomáticas. “Em outra síntese, é uma enfermidade física derivada de fatores psicológicos”, esclarece o psicanalista Paulo Miguel Velasco.

(Psicanalista Clínico Paulo Velasco - Contatos pelo e-mail: paulo.velasco.psi@gmail.com)

O 2º CÉREBRO

Nas últimas décadas, pesquisadores descobriram que o intestino, além de responsável pela digestão, é importante no controle de emoções, e passaram a chamá-lo de “segundo cérebro”. O que o faz levar esse título é a quantidade de neurônios presentes no Sistema Nervoso Entérico. São cerca de 100 milhões e, entre eles, estão os neurotransmissores, que transmitem impulsos nervosos entre neurônios e nervos. O intestino possui uma vasta rede neuronal e é por meio dela que conseguimos sentir ‘frio no estômago’ quando estamos com medo, ou ‘borboletas’, quando nos apaixonamos. E quando a pessoa está nervosa, por exemplo, também é ele quem dá o sinal de alerta.

MEDICINA ORIENTAL

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) afirma que pensamentos interferem diretamente na saúde física. O desequilíbrio dos pensamentos e das emoções acarreta em uma agressão lenta e contínua dos órgãos que regem nosso corpo e isso, em longo prazo, dá origem às doenças, explicam especialistas em MTC.

Neste vídeo médico você  conhecerá com mais profundidade sobre a saúde mente-corpo:

Fonte: altoastral.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!