Ultimas

4 Estratégias Para o Alívio Rápido da Tensão Emocional

Todo mundo pode ser capaz de reduzir o impacto do estresse. Com a prática, todas as pessoas podem aprender a identificar os fatores que causam estresse e manter o controle à medida que a tensão aumenta. Aprender a aliviar rapidamente a tensão produzida pelo estresse não é algo que acontece de um dia para o outro, mas é uma habilidade que, como qualquer outra, requer tempo, autoconhecimento e prática.

O principal que você precisa saber para controlar o estresse é reconhecer as causas que o produzem e que criam tensão. Isso é algo muito particular de cada pessoa, porque nem todo mundo vai se afetar pelas coisas da mesma maneira.

1 - Aprender a reconhecer o estresse

Reconhecer o estresse é o primeiro passo para diminuir o seu impacto. Muitas pessoas estão muito tempo em um estado de estresse e esqueceram o que se sente ao estar completamente relaxado. Para essas pessoas, estar estressado é algo normal.

Reconhecer a própria resposta física ao estresse ajuda a regular a tensão quando produzida. Para isso, é necessário se conhecer, observar quando os músculos estão tensos ou quando a respiração se acelera. No entanto, para saber quando há uma mudança, é necessário se observar em estado de calma para dizer a diferença, ou parar para pensar e se perguntar: “Como me sinto hoje?”.

2 - Identificar a resposta do próprio corpo ao estresse

Fisiologicamente, a resposta ao estresse é a mesma para todos: aumento da pressão arterial e do pulso e contração muscular. Com o estresse, o corpo trabalha muito e o sistema imunológico é afetado. Externamente, no entanto, as pessoas tendem a responder ao estresse de três maneiras diferentes:

– alguns se irritam e se agitam,
– outros se retiram e se deprimem
– outros ficam congelados, bloqueados, paralisados diante da situação.
A melhor maneira de aliviar a tensão rapidamente está relacionada com a resposta específica ao estresse de cada pessoa.

3- Como agir quando se está estressado?

Quando se trata de gerenciar e reduzir o estresse rapidamente em meio a uma situação tensa, é importante estar familiarizado com a própria resposta ao estresse.

Quando a resposta ao estresse é uma atitude de superexcitação, com uma tendência a raiva e/ou agitação, a melhor solução para gerenciar o estresse é recorrer a atividades que sejam calmantes para cada um.

Quando a resposta ao estresse é mais emocional, tendendo à retirada e até mesmo à depressão, a melhor maneira de gerenciar o estresse será recorrendo a atividades que são estimulantes, enchem a mente e o corpo de energia através da estimulação do sistema nervoso.

No caso em que a resposta ao estresse for o bloqueio, o mais conveniente para aliviar o estresse é recorrer a atividades que proporcionam segurança e que ajudem a “reiniciar o sistema” para evitar a paralisação.

4- Bases para o alívio rápido da tensão

A maneira mais rápida para eliminar o estresse é usando um ou mais sentidos, utilizando-os para se acalmar rapidamente e renovar energias. A chave para o alívio do estresse está em aprender que tipo de informação sensorial ajuda o sistema nervoso a encontrar a calma e se concentrar rapidamente. Todo mundo responde aos estímulos sensoriais de forma diferente, de modo que o conhecimento das preferências pessoais é essencial para reduzir o estresse.

Isso requer a identificação das experiências sensoriais que funcionam de forma rápida e eficaz para reduzir o estresse e testar com imagens, cheiros, cores, movimentos, sons, músicas, etc. Pode ser que não seja possível recorrer diretamente a eles no momento em que estão sendo reconhecidos os sintomas de estresse, mas você sempre pode evocá-los em sua mente.

Neste vídeo você aprenderá alguns exercícios para o alívio da tensão emocional:

 Fonte: amenteemaravilhosa.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!