Ultimas

Conheça os 10 Primeiros Sinais da Anorexia

A anorexia é um distúrbio alimentar e psicológico que envolve sinais como não querer se alimentar, comer muito pouco e ter obsessão para emagrecer, mesmo quando o peso está adequado ou abaixo do ideal. Devido à falta de nutrientes e calorias, a anorexia nervosa pode levar a problemas como desnutrição, desidratação e, nos casos mais graves, pode levar à morte. O tratamento da anorexia depende do apoio da família e deve ser feito com acompanhamento de psicólogo, psiquiatra e nutricionista, com o objetivo de recuperar o peso e tratar a percepção errada que a pessoa tem do próprio corpo.

Como saber se é anorexia

Para ajudar a identificar um caso de anorexia, veja os sinais e sintomas existentes:

1. Olhar no espelho e sentir-se gordo, mesmo com peso dentro ou abaixo do aconselhado.
2. Não comer por medo de engordar.
3. Preferir não ter companhia na hora da refeição.
4. Contar as calorias antes de comer.
6. Emagrecer muito e rápido.
7. Medo intenso de ganhar peso.     
8. Fazer exercício físico intenso.
9. Tomar, sem prescrição, remédios para emagrecer, diuréticos ou laxantes.
10. Provocar o vômito após as refeições.

Um dos indicadores mais importante da presença da anorexia é a preocupação excessiva em relação à dieta e ao peso que é vista como um nível normal de preocupação por quem tem anorexia, mesmo quando o peso está abaixo do adequado. Normalmente, os anoréxicos têm uma personalidade mais introvertida, são mais ansiosos e têm tendência para comportamentos obsessivos. Porém, se está dentro do peso ideal, não tem com que se preocupar.

O que fazer em caso de anorexia

O tratamento para anorexia inclui terapia para melhorar o comportamento em relação à alimentação e à aceitação do corpo, podendo haver necessidade de tomar medicamentos contra a ansiedade e depressão, e a ingestão de suplementos alimentares para suprir a carência de nutrientes do corpo. Durante o tratamento, é muito importante que a família esteja presente para apoiar a pessoa e entender os problemas que ela enfrenta na anorexia. O tratamento dessa doença pode ser longo, podendo durar meses ou anos, e é comum haver recaídas em que a preocupação extrema com o peso volta a se apresentar.

O que pode provocar anorexia

A anorexia ainda não tem uma causa definida, mas normalmente surge durante a adolescência, quando as cobranças com o novo formato do corpo aumentam. Essa doença atinge principalmente mulheres, e pode estar relacionada a fatores como:
  • Pressão da família e de amigos para perder peso;
  • Ansiedade;
  • Depressão.
Indivíduos que tenham sofrido algum tipo de abuso ou que são muito cobrados pela sociedade em relação ao corpo, como as modelos, têm maiores chances de desenvolver a anorexia. Outro transtorno alimentar comum é a bulimia, que é caracterizada por vômitos frequentes após as refeições.

No Vídeo abaixo você acompanhará a saga da anorexia nervosa:

Fonte: tuasaude.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!