Ultimas

Fenômeno Conhecido Como Lua Rosa Irá Acontecer Brevemente

A lua aparecera de uma forma especial nos céus nesta primavera. Um fenômeno conhecido como Pink Moon (“Lua Rosa”, em tradução livre) está previsto para acontecer. Ele acontece quando a Lua fica exatamente no lado oposto da Terra em relação ao Sol. O acontecimento é comum nessa época do ano. 
 
Mas, antes que você imagine ou pergunte se a Lua vai ficar rosa já vamos afirmando que não, necessariamente. “Dão esse nome simplesmente porque é a primeira lua cheia da primavera, não porque ela é rosa”, explica o professor Henrique Barbosa, físico da USP.

O evento ganhou esse nome de tribos nativas americanas, que nomeavam as luas cheias ao longo do ano como uma forma de contagem do tempo. A “Lua Rosa” é chamada assim por causa de uma flor silvestre, a Phlox, também conhecida como Chamas ou Flocos.

Isso acontecerá na primeira Lua Cheia da Primavera no Hemisfério Norte do planeta, e a primeira do Outono no Sul, e marca o início das comemorações de diversas religiões, como a Páscoa para os judeus e católicos, ou o nascimento de Hanuman – um deus-macaco do hinduísmo e importante para a astrologia.

Hipótese

Alguns pesquisadores afirmam que não é possível a Lua ficar rosa, mas para outros, assim como o céu fica alaranjado, avermelhado e, às vezes, até rosa, a Lua também pode seguir o mesmo caminho. Isso porque ela reflete a luz do Sol que é formada por várias cores, e ao atravessar a atmosfera terrestre, pode sofrer interferências.

O professor do Instituto de Biociências (IB) da USP, Roberto Costa, explica que a luz refletida se dispersa pelas partículas até chegar aos nossos olhos e esse processo pode fazer com que apenas algumas cores sejam absorvidas, e outras passem direto. Essas que atravessaram a atmosfera, penetram com maior facilidade: como é o caso das cores mais avermelhadas.

De acordo com os os astrônomos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, o fenômeno pode acontecer quando a Lua iniciar a subida pelo céu, onde ela passa maior parte em contato com as partículas da atmosfera e pode ser inclusive influenciada pelas nuvens.

Veja neste vídeo como foi o fenômeno da Lua Rosa e Quando ocorrerá novamente:

Fontes:  vix.com / fatosdesconhecidos.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!