Ultimas

Narcolepsia - Saiba se a Sonolência Diurna Que Você Sente é Normal

Você dorme bem durante a noite, mas ao longo do dia sente profundo cansaço? 

Saiba que aquela moleza exagerada pode ser um distúrbio do sono (dissonia), conhecido como narcolepsia. A sonolência diurna pode ser facilmente confundida com preguiça e se você sofre do distúrbio pode ser mal visto por familiares e amigos, que acreditam estar diante de uma pessoa extremamente dorminhoca e preguiçosa.

A narcolepsia é uma condição neurológica e causa enorme sono durante o dia, deixando a pessoa desmotivada diante dos afazeres cotidianos. O mal crônico pode trazer prejuízos graves para quem sofre do distúrbio. Em seu estágio mais avançado, ele provoca "apagamento" e a pessoa pode cochilar em momentos inapropriados e, além de causar constrangimento, pode ser perigoso. O sono pode chegar enquanto a pessoa guia um carro, provocando um cochilo e causando acidentes graves.

Sono durante o dia

Quem sofre com este distúrbio do sono costuma dormir facilmente se está em condições monótonas, o que causa prejuízos para quem estuda ou trabalha. A dissonia deixa a concentração extremamente prejudicada, dificultando qualquer atividade que exija um esforço mental mais elevado. Por isso, fique atento caso ache pesaroso fixar sua atenção nas tarefas.

Você já deve ter observado ou ouvido falar de algum adolescente que durma excessivamente. Nesta fase da vida é normal que a necessidade de dormir seja maior, mas é também nesta idade que o distúrbio costuma se manifestar inicialmente. Na maioria das vezes, a família não busca orientação médica e o distúrbio pode demorar anos para ser diagnosticado.

Pesquisas sugerem que a causa da narcolepsia seja a falta de hipocretina, substância química que estimula as células cerebrais e promove o estado de vigília do cérebro. Embora não exista cura, a dissonia é tratável, permitindo uma vida normal ao paciente. O tratamento é feito por meio de remédios estimulantes, que manterão as atividades normais do cérebro.

Neste vídeo você vai assistir uma palestra médica sobre a narcolepsia:

Fonte: diariofeminino.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!