Ultimas

Os 5 Exercícios Mais Indicados para a Terceira Idade

A adoção de hábitos saudáveis é importante em todas as etapas da vida. Acreditar que a terceira idade é tarde demais para cuidar da saúde é um mito. Pelo contrário, a prática de atividades físicas adequadas pode prevenir doenças, retardar o declínio funcional, aumentar a longevidade e trazer mais qualidade de vida aos idosos.

A medida que o ser humano envelhece, torna-se ainda mais necessário permanecer ativo. Nesta fase da vida, as doenças não-transmissíveis são as principais causas de incapacidade e mortalidade. O sedentarismo, a alimentação inadequada e o tabagismo são os maiores fatores de risco na terceira idade.

Idosos disputam em atividades esportivas variadas (Foto: Jackson Souza)
Antes de tudo, é importante saber quem é o idoso que vai praticar a atividade. As pessoas tendem a associar atividade física para essa faixa etária à hidroginástica, musculação e pilates.

Estas são excelentes atividades, mas o praticante pode ter sido lutador e gostar de lutar, ou corredor ou nadador, e preferir voltar a praticar essas atividades. O mais importante é ter orientação e saber como dar os primeiros passos - explica o preparador físico Gustavo Luz.

A prática regular de exercícios físicos também melhora a saúde mental, promove o contato social, reduz o risco de quedas e traz mais independência. Apesar destes benefícios, uma grande proporção de idosos leva uma vida sedentária na maioria dos países.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Para incentivar a prática regular de atividades físicas desta grande parcela da população estamos trazendo cinco sugestões de exercícios para esta fase da vida.

1 - Dança

A dança é uma atividade física que pode ter várias intensidades de acordo com cada um. Além de trabalhar o corpo e a coordenação, é altamente indicadas para uma socialização com outras pessoas.

2 - Natação


Atividade segura e com baixo risco de lesão. Trabalha a coordenação e, principalmente, o ritmo de respiração. Se o idoso já tiver praticado, melhor ainda. Os nados crawl, peito e costas são indicados e mexem a musculatura de uma forma global. O borboleta não precisa ser praticado.

3 - Corrida

Por que não correr? Quase todo mundo pode correr se seguir um plano bem orientado e que respeite e acompanhe as evoluções. Não existe idade para começar a correr, encare isso como uma oportunidade.

4 - Hidroginástica

Um trabalho de força e equilíbrio que pode trazer excelentes adaptações musculares. Como é praticada com mais de metade do corpo na água, é ótima opção para quem tem problema com equilíbrio, pois uma eventual queda tem consequências brandas.

5 - Musculação

idosa idoso malhando musculação euatleta (Foto: Getty Images)
Atividade coringa, pois é ajustável para trabalhos específicos em qualquer parte do corpo. Como pesos e halteres são graduados, é possível fazer uma progressão suave. No início, os aparelhos podem ser mais eficientes. Com a prática, sugere-se fazer exercícios com peso livre.

Neste vídeo você vai aprender mais com um Personal Trainer sobre a importância dos exercícios físicos na terceira idade buscando uma melhor qualidade de vida:

Fonte: globoesporte.globo.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!