Ultimas

Varicocele - Dilatação dos Vasos Testiculares

Varicocele é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, pois a dilatação das veias é muito parecida com a que acontece nas pernas, no caso das famosas varizes.

Causas

O cordão espermático é responsável por transportar o sangue para os testículos. As causas da varicocele ainda não são totalmente claras para a ciência, mas muitos especialistas acreditam que a varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão espermático impedem que o sangue flua adequadamente. Isso faz com que o sangue retroceda, causando inchaço e alargamento das veias. Esse é basicamente o mesmo processo que leva à formação de veias varicosas, ou varizes, muito comuns nas pernas. 

Varicoceles, que se desenvolvem lentamente, ocorrem geralmente no lado esquerdo, provavelmente por causa da posição da veia testicular esquerda. No entanto, a varicocele em um só testículo pode afetar a produção de espermatozoides em ambos os testículos. 

A aparição súbita de uma varicocele em homens mais velhos pode ser causada por um tumor renal, que também pode bloquear o fluxo sanguíneo. 

Fatores de risco 

A varicocele é mais comum na puberdade, mais exatamente em homens entre os 15 e os 25 anos, sendo a idade o único fator de risco que efetivamente contribui para o desenvolvimento do problema. 

No entanto, pesquisas recentes indicam que o excesso de peso também pode estar relacionado à ocorrência de varicocele. Ainda não há comprovações científicas a respeito disso. 

Veja no vídeo a seguir o informativo sobre a varicocele e os riscos de infertilidade:

Fonte: minhavida.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!