Ultimas

5 Sentimentos Positivos Que Vão Transformar Sua Saúde

Já notou como você parece ganhar o dia se desencana de pequenos problemas e passa a ver a vida de forma positiva? A explicação para esse sentimento de felicidade é científica e garante que bons pensamentos melhoram nosso sistema imunológico e cardíaco

Sentimentos positivos, sempre!

Não é só nossa saúde mental que sofre quando o emocional fica abalado. O bem-estar físico também sofre as consequências de uma situação estressante ou prazerosa. O site Scientific American revelou recentemente que características positivas como o otimismo, vitalidade e satisfação são imensamente importantes para nosso equilíbrio física, emocional e mental. E mais: elas tendem a se sobrepor aos efeitos das emoções negativas, como a raiva, amenizando doenças como ansiedade e depressão. Bom, né? Por isso, aqui estão cinco emoções positivas para você colocar em prática e, de quebra, ter mais saúde:

1 - Otimismo para blindar o coração


O sentimento de esperança funciona como um mecanismo de enfrentamento capaz de nos ajudar a encarar e superar os desafios da vida. Fortalece a convicção de que, não importa quanto tempo leve, os problemas serão resolvidos. A pesquisa ainda sugere que essa qualidade tem um efeito protetor sobre o coração, já que estudos realizados com pessoas otimistas mostraram que elas apresentam menos risco de crises cardiovasculares. O site divulgou ainda que agir de forma otimista melhora o funcionamento do sistema imunológico e o aumento da longevidade.

2 - Temor para reduzir as chances de doenças autoimunes


Caminhar por museus ou até mesmo participar de rituais religiosos ou espirituais são alguns exemplos de experiências que nos fazem sentir mais vivos e alegres. Já notou? De acordo com a pesquisa, isso acontece por que programas ligados à arte, religião e filosofia tendem a nos causar um sentimento de temor já que nos leva a questionar o desconhecido, gerando assim novos sentimentos, como admiração e conexão com o divino. Uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriu ainda que aqueles que experimentaram recentemente um momento de temor, tinham níveis menores de citocina, marcadores inflamatórios que, se elevados, aumentam a chance do corpo desenvolver doenças autoimunes, além de outros problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, Alzheimer e depressão.

3 - Compaixão para melhorar a função do nervo vago


A pesquisa revelou que o sentimento de piedade ou uma preocupação maior com o bem-estar dos outros, tem um impacto positivo sobre o nervo vago, responsável por nossa ação motora e sensitiva. Ao impulsionar sentimentos de compaixão, é possível enxergar melhorias no tônus vagal de descanso, uma vez que ele ajuda a regular as emoções, bem como nossos sistemas corporais, incluindo o cardiovascular e o digestivo. Portanto, que tal experimentar uma prática budista tradicional conhecida como meditação do amor? Enquanto você medita sobre o carinho e a compaixão, esses sentimentos se estendem a você e àqueles que você deseja o bem. O benefício é mutuo: amor para eles, saúde para você!

4 - Gratidão para regular a respiração


Assim como o otimismo, o sentimento de gratidão e valorização em relação a tudo aquilo você já conquistou na vida traz benefícios significativos para a saúde mental e física. A pesquisa reconhece que o otimismo está diretamente associado a uma melhoria da saúde do sistema imunológico, mas principalmente à respiração, resultando em uma melhora na qualidade do sono. Ao reduzir o stress, o corpo relaxa, fazendo com que os níveis de oxigênio no sangue e cérebro se elevem, melhorando nossa capacidade de concentração, foco e memória, além de garantir boas noites de sono.

5 - Bondade para cultivar a saúde


Pessoas acostumadas a cultivar sentimentos positivos, como a bondade, e a colocá-los em prática, fazendo doações e trabalhando em projetos sociais, tendem a ser mais gentis com o próprio corpo. Um estudo publicado no boletim Personality and Social Psychology descobriu que pessoas acostumadas a exercitar a bondade com o próximo e a amar a si mesmo, procuram atendimento médico mais cedo quando sentem alguma dor ou sintoma que possa representar uma doença mais grave. Elas ainda se mostraram menos deprimidas diante dos problemas que enfrentavam, tendo mais facilidade de se recompor e seguir a vida, afinal, pois entendiam que doenças ou fases ruins são apenas obstáculos a serem superados. Vale se inspirar e alimentar sentimentos positivos!

No vídeo abaixo você aprenderá formas de como manter seus sentimentos positivos:

Fonte: fabianascaranzi.misslily.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!