Ultimas

Cães Conseguem Farejar Câncer de Mama em Mulheres

Cães treinados podem farejar câncer a partir de um pedaço de pano que tenha tocado o peito de uma mulher com o tumor.

Com apenas seis meses de treinamento, um par de pastores alemães acertaram 100% das vezes ao identificar câncer de mama. A técnica é simples, não-invasiva e barata, e pode revolucionar a detecção de câncer em países onde as mamografias são difíceis de encontrar.

Nesses países, há oncologistas, há cirurgiões, mas nas áreas rurais muitas vezes há um acesso limitado a diagnósticos.

Isto significa que “as pessoas chegam tarde demais”, para receber um tratamento. Se isso funcionar, podemos desenvolvê-lo rapidamente.

Trabalhando na suposição que as células de cancro da mama têm um cheiro distintivo que os narizes sensíveis do cão conseguem detectar, a equipe coletou amostras de 31 pacientes de cancro. As amostras eram pedaços de atadura que os pacientes tinham mantido contra a mama afetada.

Com a ajuda de especialistas caninos, foram treinados pastores alemães Thor e Nykios para diferenciar os trapos cancerosos de não-cancerosas.

Após seis meses, os cães foram testados durante vários dias em janeiro e fevereiro deste ano. Desta vez, os pesquisadores usaram 31 ataduras de diferentes pacientes com câncer do que aqueles em que os cães foram treinados.

Um curativo foi usado por experimento, junto com outras três amostras de mulheres sem câncer.

Salvando vidas

Cada curativo foi colocado em uma caixa com um cone grande onde os cães poderiam colocar o nariz, farejando cada um por vez, em quatro caixas por teste. O exercício foi repetido uma vez com cada amostra.

Na primeira rodada, os cães detectaram 28 das 31 bandagens cancerosas – uma taxa de 90% de acerto. Na segunda tentativa, eles marcaram 100% de acerto.

Há tecnologias que funcionam muito bem, mas às vezes as coisas mais simples, coisas mais óbvias, também podem ajudar. O objetivo é saber se podemos passar do método convencional para a “ciência popular”, com toda a validação clínica e de pesquisa que isso acarreta”.

O próximo passo será os ensaios clínicos com mais pacientes e outros dois cães, mas a equipe ainda precisa de financiamento para o projeto.

Aproveitando a oportunidade, vamos mostrar neste vídeo tudo que você precisa saber sobre o câncer de mama: 


Fontes: medicalxpress.com / conhecimentocientifico.r7.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!