Ultimas

Quanto Tempo os Seres Humanos Ainda Tem na Terra?

Há tempos, Stephen Hawking é conhecido como um dos seres humanos mais inteligentes de nosso tempo. O respeito físico, no entanto, não costuma ter as melhores previsões para o futuro da humanidade.

Recentemente, durante uma conferência realizada em Tenerife, na Espanha, Hawking declarou que não tem esperanças para o planeta e defendeu que a humanidade não deve durar mais que mil anos vivendo por aqui. Agora, suas previsões ficaram ainda mais assustadores.

Suas estimativas mais recentes demonstram um pouco mais de urgência em relação ao tempo de sobrevivência que podemos ter na Terra. Agora, Hawking defende que a raça humana só terá cerca de 100 anos para aproveitar o planeta.

Se não iremos viver aqui, então, precisamos de um plano B que garanta sobrevivência e o futuro de nossa civilização, para o caso de epidemias, mudanças climáticas, guerras ou problemas com superpopulação provoquem o fim do nosso planeta. Mas como isso seria possível?

Segunda casa

Para Hawking, a resposta é simples: nós precisamos nos tornar uma espécie interplanetária se quisermos evitar a extinção. Apesar disso, se a resposta é simples, o processo não segue o mesmo caminho. Para onde deveríamos ir?

A escolha mais óbvia para a construção de uma nova humanidade seria Marte, mas o planeta não tem exatamente o melhor dos ambientes. Na verdade, ele já é bem pior do que a Terra atualmente. Se nós realmente queremos encontrar um novo lar, precisamos buscar em outros sistemas.

Com bilhões de planetas na Via Láctea, existe uma grande chance de que a gente possa encontrar água, terra e ar que podemos respirar. Por enquanto, porém, ainda não encontramos um planeta que ofereça as mesmas condições que a Terra. Além disso, mesmo que ele fosse encontrado, levaríamos centenas de anos até chegar num desses lugares.

Futuro da humanidade

Para criar uma nova civilização do zero, seria importante a participação de um número significante de pessoas, já que colônias pequenas podem gerar o risco de anomalias genéticas, por exemplo. A missão da NASA que vai enviar pessoas para Marte pretende carregar seis pessoas até o planeta, enquanto a missão da SpaceX pretende levar 100 colonos ao planeta.

Independente da realização desse sonho que ainda parece um pouco distante, se realmente queremos sobreviver num outro planeta é preciso que haja uma adaptação do ambiente ao redor.

Além desses problemas, o custo da viagem é extremamente elevado. A jornada da NASA para Marte pode custar até $1,5 trilhão, somente para os primeiros grupos enviados. Quando for necessário enviar mais suprimentos, ferramentas e pessoas, o valor pode aumentar em centenas de milhões de dólares.

Resolvendo problemas

Como podemos perceber, a situação não é tão simples assim, então seria importante tentar resolver os problemas da Terra, mesmo que uma eventual colonização espacial tivesse sucesso. Por conta disso, além de ser capaz de recriar um novo ambiente propício ao desenvolvimento, é fundamental conseguir criar um ambiente que permita a sobrevivência dentro da Terra. Alguns especialistas, inclusive, defendem que o investimento nessas tecnologias pode ser mais barato e mais eficaz, a curto prazo.

Se Stephen Hawking estiver correto, nem mesmo os nossos netos terão o futuro garantido em nosso planeta. A previsão é assustadora.

Assista neste vídeo o que os cientistas afirmaram de como estará a Terra daqui a mil anos:

Fontes:  providr.com / popsci.com / fatosdesconhecidos.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!