Ultimas

10 Lindos Animais Ameaçados de Extinção no Brasil

1 - Arara-azul

A arara-azul é também conhecida por muitos nomes, como arara-jacinto, araraúna, arara-preta e araruna. Nenhum desses nomes muda o fato de que ela está ameaçada de extinção, por enfrentar problemas com tráfico de animais, caça ilegal e ainda a destruição de seu habitat.

2 - Tamanduá-bandeira

É a maior das 4 espécies de tamanduás. Com sua dieta à base de formigas e cupins, o tamanduá-bandeira é encontrado na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. É mais uma vítima do desmatamento, destinado principalmente à criação de gado.

3 - Gato-maracajá

Este lindo gato selvagem, que parece ser uma miniatura de onça-pintada, já sofreu por décadas com a caça para a venda de sua pele. Hoje, sofre mais com o desmatamento que destrói seu habitat.

4 - Lobo-guará

Dos estimados 23 mil indivíduos, cerca de 21 mil estão no Brasil, onde sua caça é proibida. Ainda assim, o lobo-guará, que é considerado o maior mamífero canídeo da América do Sul, vê seu habitat ser destruído em ritmo acelerado com o desmatamento.

5 - Macaco-aranha

O curioso macaco-aranha é mais um da longa lista de espécies ameaçadas pelo desmatamento da Floresta Amazônica, além da caça ilegal e tráfico de animais.

6 - Ararajuba

Também conhecida como guaruba (Aratinga guarouba), essa lindíssima ave é endêmica do Brasil e vive em um território pequeno, na área entre o oeste do Maranhão, sudeste do Amazonas e nordeste do Pará. Com menos de mil indivíduos ainda vivos, você já deve imaginar o que está causando os problemas: agropecuária.

7 - Ariranha

Ariranha, onça-d’água, lontra-gigante ou lobo-do-rio. Esse mamífero que vive no Pantanal e na Amazônia sofre com a pesca, caça ilegal e poluição dos rios. Encontra-se extinta em 80% de sua distribuição original.

8 - Cervo-do-pantanal

Este é o maior cervo da América do Sul. No Brasil, nos estados do Paraná, Rio grande do Sul, São Paulo, Goiás, Bahia e Minas Gerais, a probabilidade de extinção a curto prazo é grande. No Uruguai, já é considerado extinto. Restam apenas pequenas populações na Argentina e Bolívia, também ameaças pela caça ilegal e pelo desmatamento.

9 - Mico-leão-dourado

O habitat do mico-leão-dourado é a Mata Atlântica, mas ao longo das últimas décadas o pequeno primata sofreu com o tráfico de animais e com o desmatamento. Hoje, sua distribuição geográfica se limita a uma área de 154 km2, no estado do Rio de Janeiro. Felizmente, existem diversos esforços para reprodução e reintrodução da espécie na natureza, além de algumas reservas biológicas no Brasil, para assegurar sua sobrevivência.

10 - Onça-pintada

O maior felino das Américas está também ameaçado. Sua pele tem grande valor no mercado, o que torna a caça atrativa, apesar de ser proibida na maioria dos países. Além disso, a onça também é caçada por fazendeiros que tentam proteger suas criações. 
Fonte: brasil.discovery.uol.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!