Ultimas

Caça ou Caçador? Os Olhos desses 10 Animais Revelam Tudo!


1 - COBRAS

O formato das pupilas de um animal revela sua posição na cadeia alimentar e o horário do dia em que é mais ativo, segundo um novo estudo, publicado na revista científica Science Advances. Animais com pupilas verticais tendem a ser predadores de emboscada que caçam tanto de dia como à noite. 

Cascavéis e jiboias são bons exemplos deste padrão. Em todos os animais,a luz atravessa a pupila antes de chegar ao cristalino, que focaliza a imagem antes de chegar à retina. Esta, por sua vez, transforma a imagem em impulsos elétricos e os envia ao cérebro por meio do nervo óptico.

2 - GATOS

Outro animal com pupilas verticais é o gato doméstico. O professor Martin Banks, da Universidade da Califórnia em Berkeley, explica: "Nas espécies de hábitos diurnos e noturnos, como gatos domésticos, as pupilas em fenda ajudam o animal a enxergar com pouca luz, sem ofuscá-lo quando exposto ao sol do meio dia". A área das pupilas felinas aumenta ou diminui entre 135 e 300 vezes quando elas se dilatam ou contraem - contra apenas 15 vezes nas pupilas humanas.
 

3 - GIRAFAS


As girafas exibem as típicas pupilas horizontais das presas. Este tipo de pupila expande o campo de visão por estar alinhada ao solo, o que permite receber mais luz pela frente, por trás e pelas laterais. A luminosidade vinda de cima é limitada, o que permite que o animal veja o chão com mais nitidez.

"A primeira necessidade vital destes animais é ter visão panorâmica, com o mínimo de pontos cegos possíveis, a fim de detectar predadores e ver de qual direção estão vindo. A segunda é ver para onde devem correr. Eles precisam enxergar bem pelo canto dos olhos para correr mais rápido e saltar obstáculos no caminho", explica Banks.

4 - ELEFANTES


Assim como os humanos, elefantes também possuem pupilas arredondadas. Os pesquisadores acreditam que há uma relação entre as dimensões físicas e o tipo de pupila, e descobriram que apenas uma pequena porcentagem das espécies que têm pupilas circulares têm menos de 40cm de altura. Entretanto, os pássaros também possuem pupilas redondas. "Visualizar com perfeição o solo não é exatamente uma prioridade para os pássaros, portanto, as demais pupilas não lhes trariam benefícios adicionais", diz Banks.

5 - TARTARUGAS


As tartarugas também têm pupilas arredondadas. Entre os animais analisados, constam tâmias, cães-da-pradaria, javalis; porquinhos-da-índia e cobras-de-fita-do-oeste.

6 - JACARÉS


Existem dúvidas a respeito da ferocidade do jacaré-anão como caçador. Com seus olhos grandes e pupilas verticais, esse jacaré se alimenta de peixes, mamíferos, pássaros e toda sorte de animal que cruzar seu caminho.

7 - CERVOS


As pupilas horizontais dos cervos os coloca na categoria das presas. Assim como as girafas, sua visão é panorâmica e aguçada para detectar a presença de predadores. Mas o que acontece quando eles abaixam a cabeça para pastar? Os estudiosos observaram que as pupilas de cabras, antílopes e outros animais pastores giram quando sua cabeça está abaixada, mantendo assim as pupilas focalizadas na linha do horizonte.

8 - CACHORROS


Ao contrário dos felinos e suas pupilas verticais, os cães e lobos possuem pupilas arredondadas como a dos humanos. Lobos são predadores ativos, ou seja, eles atacam suas presas diretamente. Este tipo de ataque se diferencia em outros predadores, que emboscam suas presas.

9 - COELHOS


Lebres e coelhos são exceções ao padrão dos animais com pupilas circulares por serem de pequeno porte. Seus olhos fogem totalmente do padrão científico, pois são muito grandes em relação à cabeça. Por serem o "prato" favorito de muitos predadores, o estado de alerta dos coelhos é constante. Eles piscam somente 12 vezes por hora e seu campo de visão é de quase 360 graus.

10 - Humanos


Os olhos da atriz Bette Davis eram tão distintos que inspiraram uma música famosa nos anos 80. Mas a lenda do cinema também tinha pupilas arredondadas como nós.

O foco dessa pesquisa foram os animais terrestres, mas os cientistas pretendem analisar espécies aquáticas, aéreas e arbóreas. 
Fonte: brasil.discovery.uol.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!