Ultimas

Fotos de Sonda Chinesa Mostra a Lua em Alta Definição

As imagens da superfície da Lua foram feitas pelo robô Yutu, durante a missão chinesa Chang'e 3, e revelam a superfície lunar em cores reais.

A sonda Change 3 capturou esta imagem do rover chinês Yutu dirigindo para o Sul, em 23 de dezembro de 2013. O painel solar direito de Yutu está inclinado para baixo para pegar a luz solar de um ângulo melhor.

]


A China divulgou recentemente centenas de fotografias em altíssima definição da superfície da Lua. As imagens trazem as cores reais do astro e revelam detalhes inéditos do astro. Feitas pelo robô Yutu, que chegou à Lua em dezembro de 2013 a bordo da sonda Chang´e3, elas se destinam ao estudo da superfície lunar pela China National Space Administration (CNSA), a agência espacial chinesa.



Com uma unidade de seu motor danificada, o robô parou de se mover 14 dias depois da aterrissagem, o que o impossibilitou de se mover. Mesmo assim, ele continua enviando informações à sua base, como as fotos impressionantes. Yutu é o primeiro equipamento espacial a pousar na Lua desde a soviética Lunokhod 2, em 1973.

Até a última semana, as imagens estavam armazenadas em um banco de dados de difícil acesso em um site da agência. Foi quando a ONG americana The Planetary Society conseguiu ter acesso a algumas fotos, traduzir as legendas para o inglês e disponibilizá-las em seu site. São algumas dessas imagens que podem ser conferidas nesta galeria.

Veja neste vídeo as imagens em HD e a reportagem sobre a matéria:

Fonte: veja.abril.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!