Ultimas

Os 10 Animais Mais Inteligentes do Planeta


1 - Abelha

Criada pelo neuropsiquiatra Jon Lieff, essa lista inclui animais famosos pela engenhosidade e também espécies surpreendentes. Lieff estuda a interseção entre psiquiatria, neurologia e medicina. Sua pesquisa contribui para a compreensão do processo de envelhecimento cerebral de humanos e outros mamíferos, levando ao aprimoramento dos tratamentos de doenças comuns, como a demência. Segundo Lieff, as abelhas usam simbolismo e conceitos abstratos para solucionar problemas cotidianos. "Elas possuem uma memória caleidoscópica de cada flor visualizada ao longo de quilômetros e aprendem com as abelhas mais velhas onde estão as melhores flores", explica.. "As abelhas reparam as colmeias de diferentes formas e planejam a construção de estruturas muito complexas para armazenar o mel da forma mais eficiente possível".

2 - 10 Polvo

Não se deixe enganar por seus tentáculos pegajosos. Segundo Lieff, os polvos são extremamente inteligentes: além de disseminar informações culturais, eles imitam outros polvos e se comunicam usando cores, formas e lampejos. "Eles têm uma avançada capacidade de aprendizado espacial, possuem habilidades de navegação, usam técnicas predatórias criativas e ainda manipulam objetos tão bem como nós".

3 - Elefante

Os elefantes possuem sofisticadas habilidades sociais e demonstram compaixão, sabedoria e empatia, explica Lieff. Sua memória é impressionante: eles são capazes de se lembrar de amigos e inimigos por mais de 50 anos, dependendo de sua saúde e idade. Na natureza, os elefantes podem viver até os 60 anos; em cativeiro, o elefante mais idoso chegou aos 86 anos. "Os elefantes se tornam artistas excelentes em cativeiro. Sua comunicação é complexa e envolve diversas vocalizações. Também são capazes de 'falar' com sua família a 8 quilômetros de distância. São extremamente cooperativos, solícitos e consoladores, e lamentam profundamente a morte de um dos membros do bando".

4 - Formiga

As formigas trabalham em equipe como ninguém, mas também exibem grande inteligência individual, explica Lieff. Esses insetos são capazes de cobrir grandes distâncias com facilidade e se lembram das rotas percorridas. "As formigas cuidam da família como muitos mamíferos e demonstram altruísmo com seus pares", diz Lieff, citando que são a segunda sociedade do planeta (depois dos cupins) a desenvolver a agricultura. A agricultura humana surgiu muito mais tarde.

5 - Golfinho

Os golfinhos continuam a surpreender os cientistas. Em cativeiro, esses mamíferos marinhos se lembram dos chamados de seus companheiros de tanque por no mínimo 20 anos, de acordo com Lieff. "Eles também se reconhecem imediatamente em um espelho e inventam formas criativas de pescar. Eles usam esponjas no focinho quando nadam perto de pedras. Os golfinhos mantêm relações sociais avançadas com o homem, como encurralar grandes cardumes de peixes na direção de redes de pesca. Quando os peixes estão prestes a tocar nas redes, os golfinhos avisam os pescadores batendo as nadadeiras na água".

6 - Corvo

As aves estão entre os animais mais inteligentes. Duas espécies integram essa lista, e a primeira é o corvo. "Os corvos têm consciência de si mesmos e conseguem contar e fazer analogias", explica Lieff. "Eles conseguem resolver tarefas envolvendo correspondências espontaneamente. Usam ferramentas com mais desenvoltura que a maioria dos primatas, torcem arames para fazer ganchos e usam três ferramentas diferentes para uma tarefa". Segundo Lieff, estudos confirmam que os corvos entendem o princípio de Arquimedes, segundo a qual a força ascendente de um corpo total ou parcialmente imerso num líquido é igual ao peso do líquido que o corpo desloca. Isso permite que os corvos manipulem o nível da água para acessar alimentos.

7 - Cacatua

Curiosas e brincalhonas, as cacatuas também são incrivelmente inteligentes. Lieff explicou que as cacatuas conseguem solucionar problemas complexos que envolvem múltiplos passos, como descobrir o funcionamento da trava de uma gaiola. Lieff cita o exemplo de uma cacatua muito inteligente, que descobriu como abrir uma trava removendo um parafuso, abrindo um ferrolho e girando um disco em 90 graus. Outras cacatuas que a observaram rapidamente aprenderam a manobra. 'Uma busca rápida no YouTube também revela que as cacatuas contradizem totalmente a noção de que os animais não sabem dançar", conta Lieff.

8 - 10 Lagarto Anólis

Os lagartos não são muito conhecidos pela inteligência, mas Lieff acredita que isso deve mudar. Os lagartos anólis, em particular, continuam impressionando os cientistas com suas capacidades cognitivas. Eles sabem contar e exibem avançadas técnicas de aprendizagem e resolução de problemas, além de ter uma memória extraordinária. Em cativeiro, estes lagartos "inventam técnicas que não usam na natureza. Eles usam múltiplas estratégias para solucionar e podem desaprender abordagens inadequadas, revertendo rapidamente suas decisões", diz Lieff.

9 - 10 Cachorro

Os cães são tão fiéis aos humanos que não costumam receber crédito por sua inteligência. "Sob o aspecto puramente cognitivo, os cães são capazes de aprender até mil palavras diferentes", diz Lieff. "Os cães de serviço demonstram criatividade e grande inteligência em operações de resgate". Os cachorros também interpretam com precisão as emoções humanas.

10 - 10 Baleia

As baleias demonstram técnicas elaboradas de comunicação e intercâmbio cultural. "Elas trabalham em equipe em técnicas criativas de pesca, em que cada baleia desempenha um papel específico", explica Lieff. Por exemplo, três baleias podem se enfileirar e bater as caudas simultaneamente para criar ondas e derrubar uma foca de uma plataforma de gelo. As baleias também nadam em círculos embaixo de cardumes, soprando "redes" de bolhas que aprisionam os peixes. Isso exige muita cooperação: enquanto algumas baleias mergulham, outras emitem sons para encurralar os peixes. Esse tipo de trabalho em equipe é transmitido de geração a geração.
Fonte: brasil.discovery.uol.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!