Ultimas

Xô Insônia! 10 Dicas Para Uma Noite de Sono Tranquila

Quando o dia de trabalho acaba o que mais queremos é chegar em casa e desmaiar. Mas sabemos que não é bem isso o que acontece. Parece que, do nada, despertamos, e mesmo cansados, a cabeça não para de funcionar.

Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a relaxar corpo e mente, para ter, enfim, uma noite de sono agradável. Afinal, é na hora do sono que o nosso organismo é restaurado, onde a memória e o aprendizado são consolidados. Dormir bem traz uma série de benefícios. Inclusive dá uma turbinada a imunidade.

Vamos às dicas!
 
1 - Nada de eletrônicosO melhor a fazer, para começar, é se desligar completamente dos eletrônicos. A princípio pode parecer impossível, mas com o tempo você acostuma. Além disso, os televisores, smartphones e tablets emitem uma luz fortíssima, que chega a nos deixar com dor de cabeça. Essa luz interfere na nossa produção natural de melatonina, que nada mais que é que o hormônio do sono.
 
2 - Deixe o ambiente agradável Outro passo imprescindível é a limpeza e organização do quarto. Durante o dia deixe as janelas abertas de forma que o sol entre e o ar circule. Poeira, bagunça , lençóis e fronhas usadas por muito tempo comprometem seu relaxamento.

3 - Esqueça as lâmpadas de LEDSabemos que a ideia é economizar, mas as luzes de halogênio ou incandescentes (as antigas), projetam a luz amarela que é muito mais aconchegante. Não precisa usá-las pela casa toda, aposte nos abajures de cabeceira.

4 - Feche as cortinasQuem mora no meio urbano sabe que as luzes de fora podem ser mais fortes do que as de dentro da própria casa. Então, segue a dica: use cortinas mais grossas, que escureçam todo o quarto.

5 - Abafe o barulho Outra questão chata é o barulho externo. Uma dica é usar um ventilador ou purificador de ar para criar um ruído contínuo.

6 - Tome chá mornoAposte nos chás quando já estiver na cama. Mas escolha os sem cafeína, sem açúcar e numa temperatura mais amena, pois a bebida quente eleva a temperatura corporal, fortalecendo a insônia.


7 - Alimente-se bem – A boa alimentação também é nossa aliada. Alguns alimentos consumidos durante o dia também favorecem para uma boa noite de sono.

8 - Realize exercíciosDevemos tomar cuidado também com a hora da malhação. Praticar atividades físicas regularmente ajuda a amenizar a insônia, mas o exercício deve ser feito no mínimo duas horas antes de ir deitar. Caso contrário haverá mais dificuldade em pegar no sono. O ideal é apostar em alongamentos antes de ir dormir e na hora que acordar.

9 - Cuide da postura – A boa postura é fundamental para um sono adequado. Como fisioterapeuta, fiz um post específico sobre a importância da postura na hora de dormir. Nele também explico como deve ser o travesseiro e o colchão. 

10 - Estabeleça uma rotina Procure deitar e levantar sempre em um mesmo horário, todos os dias. O corpo vai acabar entendendo que aquele é o horário de desligar.

Pode acreditar, seguindo esses passos a insônia não fará mais parte de suas noites. Afinal, o sono ajuda na nossa qualidade de vida. Agora todo mundo vai dormir com os anjinhos! 

Neste vídeo você vai conferir porque a insônia é a doença da modernidade:

Fontes: shutterstock.com / blogdamimis.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!