Ultimas

A Quimioterapia e Seus Efeitos Colaterais

Como a quimioterapia é um tratamento destinado a eliminar células de rápido crescimento, ela também acaba afetando células saudáveis. Entre essas células, estão aquelas responsáveis pelas ações no trato digestivo, no sangue e as células que fazem o cabelo crescer. Como reação, a quimioterapia pode acabar gerando queda de cabelo, ferida nas bocas, perda de cabelo, náusea, dores e vomito.
 
Como são os efeitos colaterais da quimioterapia?
 
Quem realiza a quimioterapia pode passar por muitos efeitos colaterais, alguns ou nenhum – tudo depende da quantidade de quimioterápicos e como seu corpo reage ao tratamento. Antes de você começar a quimioterapia, converse com sua equipe médica sobre esses efeitos colaterais.
 
Os efeitos colaterais também costumam a durar de acordo com o tipo de quimioterapia que você recebe. Muitos efeitos colaterais acabam junto com o ciclo da quimioterapia, mas em alguns casos, podem levar meses ou até anos, para encerrar.
 
Alguns tipos de quimioterapias podem causar efeitos colaterais permanentes a seu corpo, podendo causar problemas ao seu coração, ao fígado, pulmões, nervos e até os órgãos reprodutivos. Alguns tipos de quimioterapia podem até gerar algum segundo tipo de câncer, anos depois. Sempre pergunte ao seu médico qual a chance de ter um efeito colateral como esse.
 
O que é possível fazer em relação a esses efeitos colaterais?
 
Há uma série de formas de prevenir ou ajudar a tratar os efeitos da quimioterapia após cada sessão. Sempre converse com seu médico ou enfermeira para saber quais efeitos esperar, o que fazer e mantenha sempre a equipe médica informada. Nós montamos um guia especial para que você possa saber como você pode lidar com os efeitos colaterais da quimioterapia: 
 
- Anemia
- Constipação
- Diarreia 
- Dor
- Fadiga
- Infecção
- Infertilidade
- Mudanças de Apetite/Hábitos Alimentares
- Mudanças na pele e nas unhas
- Mudanças no Sistema Nervoso Central
- Mudanças no Sistema Urinário
- Mudanças Sexuais
- Perda de cabelo
- Sangramento
- Náusea e vômito

Fonte: hcancerbarretos.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!