Ultimas

Conheça Os 10 Animais Mais Lentos do Mundo

Existem animais para todos os gostos. Há os rápidos, os ágeis e ativos, mas por outro lado, existem os animais lentos, calmos e preguiçosos. Todos os animais são especiais, cada um com as suas próprias caraterísticas, daí a grande diversidade animal que existe no nosso planeta Terra.

Ser lento também tem os seus benefícios. Os animais que levam a sua vida com calma total costumam ser os que se parecem mais adoráveis e amáveis, como se quiséssemos tê-los como peluche para abraçar e dar-lhes muito amor. Mas cuidado, isto em alguns casos pode ser só de aparência. Conheça agora, neste artigo, os 10 animais mais lentos do mundo:

1 - Preguiças

A preguiça é o animal mais lento do mundo, tanto que dá preguiça só de a ver. O seu nome tem sido usado em diversas frases quando queremos fazer referência à extrema lentidão e até ao tédio. A sua visão é míope e têm um ouvido e olfato pouco desenvolvido. O seu nome em inglês é "sloth", sinônimo de movimento em câmera lenta ou "slow motion". A sua velocidade média é de 0,020 km/h. É uma espécie que está muito ameaçada.

2 - Tartaruga boba

A tartaruga é o símbolo mundial de lentidão, embora algumas das tartarugas marinhas não sejam tão lentas como a lenda urbana diz. As tartarugas são animais marinhos com uma grande esperança de vida, podendo viver até aos 150 anos. A sua velocidade média é de 0,040 km/h. É o réptil mais lento do mundo.

Coala

Estes animais noturnos gostam de se refugiar, por um longo tempo, nas árvores da Austrália e são considerados trepadores especializados. Contam com uma cauda bastante acolchoada que lhes permite sentar sobre ela para desfrutar das paisagens no alto e depois se deslocam a uma velocidade máxima de 20 km/h. Um dado curioso é que os coalas não são ursos, eles entram na categoria de mamíferos marsupiais como espécie, mas a sua aparência os rotula como ursos.

4 - Manatim

Os manatins são conhecidos popularmente como vacas marinhas. São muito adoráveis e parece que não nadam, que apenas flutuam com total tranquilidade. São animais cuja velocidade máxima é de 5 km/h. Costumam ser muito gentis e gostam de permanecer à sombra nas águas, pouco profundas, do mar Caribe e oceano Índico. Os manatins estão o dia todo comendo, aumentando de peso e descansando. Atualmente não contam com predadores, algo que os torna ainda mais lentos, pois não têm que fugir de ninguém. Exercitam-se muito pouco.

5 - Cavalo do mar

Os cavalos do mar são lentos devido à sua complexa estrutura corporal que não lhes permite mover-se muito nem atingir altas velocidades, digamos que é uma deficiência motora, que apenas lhes permite nadar em sentido vertical. Os cavalos do mar estão feitos para permanecer em um mesmo lugar toda a sua vida, são muito caseiros. Este peixe apenas atinge 0,09 km/h. Existem mais de 50 espécies de cavalos do mar, todas igualmente lentas. A sua beleza não reside nos seus movimentos.

6 - Estrela do mar

A estrela do mar é um dos animais mais lentos do mundo, alcançando velocidades de 0,09 km/h. Também existem mais de 2000 tipos de estrelas do mar, sendo muito diferentes entre si. As estrelas do mar podem-se ver em praticamente todos os oceanos da Terra. Não estão feitas para percorrer longas distâncias, e como são muito lentas, deixam-se levar pelas correntes oceânicas.

7 - Caracol de jardim

Este molusco terrestre de concha espiral é extremamente lento. Se o vir em um jardim, é possível que no dia seguinte se encontre praticamente no mesmo lugar. Habitam em zonas úmidas mediterrâneas, gostam de hibernar durante anos e se mexem fazendo pequenas contrações musculares que chegam até aos 0,050 km/h. Embora vivam em jardim não gostam muito da luz solar e preferem desfrutar de uma boa sombra.

8 - Lóris

O lóris é um estranho mas adorável tipo de primata noturno, nativo das selvas do Sri Lanka. As suas mãos são muito idênticas às dos seres humanos e realizam movimentos contorcionistas muito suaves mas com graça. Entre os animais que se encontram nesta lista, o lóris é um dos mais "velozes" que pode chegar até uma velocidade de 2 km/h. É muito curioso, pequeno e leve, o seu tamanho é de entre 20 a 26 cm e podem pesar até um máximo de 350 g. O lóris é uma espécie de primata que se encontra em grave perigo de extinção devido à grave destruição do seu habitat e à tendência deste adorável primata como "animal de estimação".

9 - Galinhola americana

A galinhola americana é a ave mais lenta do mundo que habita nos bosques da América do Norte. Tem um corpo inflado com patas curtas e um longo e afiado bico. É a vencedora quando se refere a voos lentos, entre 5 km/h e 8 km/h, pelo que gosta muito de estar no solo. Gosta de migrar de noite e voa muito baixo.

10 - Corais

Tal como a estrela do mar, o coral, é outro que não parece animal, mas é. Não faz com que queiramos abraçá-lo, mas é digno de admiração pela sua beleza inigualável. Os corais são a decoração de fundos marinhos e muitos mergulhadores vão até às profundezas do mar para observar os corais. São os vencedores no que se refere a lentidão, porque de fato, são animais marinhos que permanecem imóveis, mas que ao mesmo tempo, estão cheios de vida.
Fonte: peritoanimal.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!