Ultimas

Astronauta Visualiza Aurora Boreal do Espaço

Aurora vista do espaço é exuberante: vídeo de astronauta mostra fenômeno nos polos.

As auroras polares são um dos espetáculos naturais mais belos que ocorrem no planeta Terra. Elas acontecem nos dois polos do globo, no Sul, quando é chamada de aurora austral, ou no Norte, quando recebe seu nome mais conhecido, que é aurora boreal. O fenômeno acontece de forma espontânea, sem qualquer sinal prévio.

Aurora boreal vista do espaço

Vista a partir do polo Norte, a aurora boreal já é impressionante. É ainda mais exuberante vista do espaço, como no vídeo divulgado pelo astronauta norte-americano Jack Fischer.

A serviço da Nasa, Fischer gravou o fenômeno em formato time-lapse a partir da Estação Espacial Internacional, que voa a 402 quilômetros acima da Terra.


O astronauta divulgou a mensagem no Twitter chamando o evento de “burrito de maravilhosidade em um molho incrível”. E seguiu dizendo que “o molho incrível é verde”, em referência à cor da aurora boreal.

O que é uma aurora boreal?

As auroras polares são espetáculos naturais que ocorrem exclusivamente nos polos da Terra. Quem assiste a esse evento, vê formarem-se luzes no céu, que se movem em direções aleatórias e podem resistir durante horas. E, embora sejam vistas sempre à noite, as auroras polares são resultado direto da ação do Sol.

 O Sol envia partículas elétricas ao espaço ininterruptamente. O tempo inteiro, a coroa estelar irradia fótons e elétrons em altíssima velocidade, aproximadamente 400 km/s, que quando se aproximam da Terra são atraídos pelo campo magnético do planeta - o mesmo ocorre com outros planetas do sistema solar, caso de Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Fonte: Vix.com

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!