Ultimas

Cis, Trans, Pan, Intersexual - Entenda as Diferenças sobre as Identidades de Gênero

No Dia Internacional da Visibilidade Trans, a hashtag #transdayofvisibility levantou discussão sobre visibilidade da causa .

O ativismo trans em prol do respeito pela diversificação tem feito com que a sociedade conviva cada vez mais com termos como transexuais, transgêneros, cisgêneros e intersexual. Para algumas pessoas essas nominações todas podem parecer apenas palavras estranhas, mas é preciso pensar que por trás delas existem pessoas reais que se identificam melhor com cada um desse modo de tratamento e, por essa razão, é importante saber o que eles significam e respeitar o uso adequado deles.

A primeira coisa a saber é que a identidade de gênero é o modo como a pessoa se sente dentro do corpo com o qual nasceu. Ele pode se sentir à vontade ou não com aquele corpo. A segunda coisa é que, na internet, é capaz que você encontre pessoas que se identifiquem com gêneros totalmente diferentes e desconhecidos pelo público comum.

Sabendo que é possível encontrar mais de 20 gêneros diferentes por aí, listamos apenas os cinco termos mais comuns do mundo trans:

Transgênero 

O indivíduo transgênero não se identifica com o sexo com o qual nasceu, mas, normalmente, essas pessoas ainda estão em trânsito entre um gênero e outro (masculino, feminino ou nenhum deles). Transexuais e travestis podem ser considerados transgêneros.

Transexual 

Indivíduo que nasce e biologicamente pertencente a um determinado sexo, mas psicologicamente sente, também por meio de suas vivências, que pertence a outro sexo. Em resumo, o indivíduo não se identifica com a genitália com a qual nasceu e faz a transição para o outro sexo, com cirurgia de redesignação de sexo ou não. Dica: quando se referir a uma mulher transexual o ideal é usar o artigo “A” transexual, já que a expressão de gênero dela é feminina. Já quando se referir a um homem trans, o artigo correto é “O”.

Pansexual 

Os pansexuais não se limitam apenas ao gênero masculino ou feminino, mas são interessados em todos os diferentes tipos de sexualidades, como por exemplo os trangêneros (indivíduos que nascem com um sexo, mas se identificam com o aposto) ou os intersexuais (pessoas que se identificam com os dois gêneros: masculino e feminino). Em suma, os pansexuais gostam de todos os gêneros sexuais existentes, sem distinção e não se limitando a binária de gênero homem – mulher.

Travesti

É travesti qualquer pessoa que se identifique e se apresente socialmente com roupas e adereços definidos como sendo “do sexo oposto”. O conflito se dá mais com o gênero do que com o sexo, ou seja: diferentemente de quem é transexual, quem é travesti não se incomoda com a sua genitália. No Brasil, o termo é muitas vezes usado de modo pejorativo.

Cisgêneros 

Cisgênero é aquele indivíduo que se identifica socialmente com o mesmo sexo que nasceu. Ou seja, um homem que nasceu com pênis e tem a aparência convencional (pré-determinada pela sociedade) que é a condizente com a figura masculina. O mesmo vale para mulheres cisgêneras.

Intersexual 

Intersexo é um termo para definir os indivíduos que nascem com variações anatômicas de sexo resultando em corpos nem puramente masculinos, nem puramente femininos. Existem muitas variações das formações genitais que podem levar uma pessoa a ser intersexual.

Fontes: ondda.com / significados.com.br

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!