Ultimas

6 Exercícios Infalíveis Para Você Ter Uma Boa Memória

Estamos fazendo tantas coisas no nosso dia a dia que quase nunca conseguimos chegar ao final dele sem se esquecer de algo. 

Acordamos, nos preparamos para seguir uma rotina, não é mesmo? Café da manhã, se arrumar, sair para trabalhar/estudar, resolver assuntos pessoais, retornar para casa. Esses são os passos mais comuns das pessoas, mas nesse período diversas coisas estão acontecendo e estamos em constante movimento. E, como já afirmamos, é uma tarefa difícil concluir um dia sem se esquecer de algo e tudo que mais queremos é poder se lembrar de tudo que precisamos fazer, pois acabamos perdendo muito com isso.

O nosso cérebro perde muita massa constantemente ao longo do tempo, e não só perdemos essa massa muscular como também sofremos perda de memória como consequência. Assim como nós precisamos exercitar os nossos músculos para prevenir o envelhecimento precoce, existem também exercícios (e alimentos) capazes de melhorar a nossa memória e ajuda o nosso sistema nervoso central a funcionar de forma adequada. A redação da Fatos Desconhecidos buscou por alguns desses e resolveu listar para cada um dos nossos caros leitores.

Separamos 5 desses exercícios que mostram que uma memória forte e ativa depende da saúde e vitalidade do nosso cérebro. Então, sem mais delongas, confiram conosco e siga essas dicas para viver melhor. Vamos lá:

1- Desafie sua memória

Você pode fazer esse de forma simples. Crie uma lista de itens que devem ser comprados no mercado, ou qualquer coisa que venha a sua cabeça e tente memorizá-la. Após se passar uma hora, veja quantos itens você ainda consegue se lembrar. Faça isso sempre. Você ainda pode tornar essa lista cada vez maior, isso ajudará a estimular melhor.

2- Faça aulas de culinária

De acordo com algumas pesquisas, a cozinha estimula muitos sentidos, como: cheiro, toque, visão e gosto e isso envolve de forma diferente as partes do seu cérebro e ajudam a trabalhar. Pense nisso, você não somente irá estimular a sua mente como também irá aprender a preparar boas receitas. Várias vantagens de uma só vez.

3- Coma alimentos saudáveis

Uma boa regulagem de alimentos ricos em Omega 3, baixas calorias, gorduras saturadas, frutas vegetais e proteínas magras trazem vários benefícios. Isso automaticamente faz com que sua memória melhore. Lembre-se, assim como o nosso corpo precisa de combustível para funcionar, o nosso cérebro também.

4- Melhore as suas atividades de coordenação

Se envolva em novas atividades e adote novos hobbys envolvendo atividades motoras. Desenho, pintura, montagem de enigmas e andar de bicicleta são alguns bons exemplos. Esses sempre ativarão o seu cérebro e fará você passar um bom tempo garantindo um bom funcionamento do mesmo.

5- Durma bem

Cerca de 95% dos adultos precisam dormir entre 5 e 9 horas por noite, para evitar a temida privação do sono. Acredite você ou não, algumas poucas horas fazem muita diferença no seu dia. Memória, criatividade, habilidade de resolução de problemas como um todo e habilidades de pensamento crítico estão totalmente comprometidas com a nossa falta de sono. Pesquisas afirmam que o sono é necessário para a consolidação da memória.

6- Passe um tempo com seus amigos e familiares

Ter boas amizades significa muito para o seu sistema de apoio, melhora então não somente sua saúde emocional mas também suas atividades cerebrais. Em um estudo realizado em Harvard, pesquisadores comprovam que uma pessoa com a vida social ativa tem uma taxa mais lenta de declínio da memória.
Fontes: supercurioso.com / fatosdesconhecidos.com.br

Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!