Ultimas

Os 7 Insetos Mais Gigantes Que Vivem em Nosso Planeta

Eles costumam ser pequenos, e a fobia mesmo que compreensível, por vezes é irracional: a maioria deles não são venenosos e eles não teriam força para nos machucar.

Vez ou outra somos obrigados a conviver com os insetos. Mesmo nas grandes cidades eles estão presentes, e ainda bem, sem eles o equilíbrio do meio ambiente seria completamente afetado de um modo irreversível. Eles incomodam às vezes, moscas, grilos… Alguns tem uma fobia extrema de insetos e eles podem habitar o mais sombrio recônditos de nossos medos. A verdade é que os insetos são o grupo de animais mais diversificado de todo o planeta. Até hoje um milhão de espécies foram catalogadas e ainda há milhares de espécies desconhecidas pelos cientistas.

Esses 7 insetos que vocês vão conhecer agora deixariam qualquer um com medo, porque eles são os maiores insetos do mundo! Acompanhe:

1 – Meganeura, a Libélula Pré-histórica

Esse é o maior inseto que já viveu na Terra. Ela viveu há mais de 305 milhões de anos e pode ser considerada uma parente das Libélulas.

Conhecida como “meganeura”, devido as nervuras encontradas nas asas, esse inseto era carnívoro. Se alimentava de outros insetos, mas era grande o suficiente para se alimentar de répteis e também anfíbios.

O primeiro fóssil dessa criatura foi descoberto em 1880, na França. Outro espécime também em ótimo estado de conservação foi encontrado mais tarde na Inglaterra, em 1979.

2 – Mariposa Atlas

Essa belesinha de inseto é facilmente encontrada em todo o território malaio. Podem chegar ao mesmo tamanho de um pássaro e claro, são as maiores mariposas do mundo.

Elas são tão grandes que é com ver mulheres em Taiwan utilizando seus casulos como se fossem bolsas.
O nome dela provêm da mitologia grega, sendo Atlas um titã condenado por Zeus a suportar o peso do mundo.

Comum em todo o arquipélago malaio, esses insetos do tamanho de um pássaro são considerados as maiores mariposas no mundo. Eles são tão grandes que seus casulos são usados ocasionalmente como bolsas em Taiwan.

3 – Barata-rinoceronte

Essa barata mesmo sendo tão grande e pesada é um pouco melhor do que as convencionais. A barata-rinoceronte não tem asas, então um ponto para elas.

E outra: ela também não é considerada uma praga, elas cumprem seu papel no ecossistema, de quebrar as folhas mortas, e muitos seres humanos relatam que elas são bons animais de estimação. Esse inseto pode viver até 10 anos e é encontrado na Austrália.

4 – Rainha Alexandra, a rainha das borboletas

A rainha das borboletas também é a maior borboleta do mundo. Elas são encontradas nas regiões isoladas da Papua Nova Guiné. No entanto, essa espécie consta entre os animais que correm o risco de extinção. A Rainha Alexandra possui um alto valor no mercado negro e colecionadores de borboletas estão sempre atrás dessa espécie.

Outro problema que tem levado ao sumiço dessa borboleta majestosa são as invasões do ser humano no seu território, principalmente com as plantações de óleo de palma.

5 – Weta, o grilo gigante

Você poderá encontrar o Weta se for até a Nova Zelândia. Eles podem chegar a pesar 70 gramas e estão entre os insetos mais pesados do mundo. O seu nome “weta” significa “Deus das coisas feias” e ele gosta de se alimentar de cenouras.

6 – Besouro Titan

Esse é o maior besouro do mundo. Os adultos podem chegar a medir entre 15 e até 20 cm de comprimento.

As antenas do Titan impressionam pelo tamanho e suas mandíbulas são tão fortes que são capazes de partir um lápis de madeira pela metade. Apesar da sua força assustadora, ele é considerado inofensivo aos humanos.

7 – Bicho-pau

Esse bicho-pau é considerado o maior inseto do mundo. Ele mede 62,4 cm e foi encontrado no sul da China, pelo cientistas Zhao Li.

Ele estava fazendo pesquisas na região de Guangxi Zhuang quando descobriu o animal, que bateu o recorde do último bicho-pau encontrado.

“Eu estava coletando insetos quando uma sombra escura apareceu à distância, parecia o galho de uma árvore. Quando me aproximei, fiquei chocado ao perceber que as patas eram tão longas quanto seu corpo”, disse Zhao Li, ao jornal O Globo.
Fontes: Jornal O Globo / diarioonline.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!