Ultimas

Vacina Sem Agulha - Nova Descoberta Evita a Dor da Picada

Os cientistas criaram um adesivo do tamanho de um pequeno band-aid que carrega bolinhas com doses de vacina contra a gripe. Ele é colocado no braço e ativado pela pressão, o que faz com que a substância seja liberada e a pele a absorva.

O estudo foi feito com 100 pessoas e nenhum efeito colateral grave foi observado — além de ninguém ter ficado gripado após os testes. A imunidade das pessoas foi comparada com a de quem havia tomado injeções. Cerca de 70% dos pacientes preferiram o adesivo à vacina regular, disse Yasmine Goma, diretora associada do laboratório ao National Public Radio.

Ainda segunda ela, a tecnologia seria muito útil em países com condições precárias de saúde, já que o adesivo não precisa ser conservado em baixas temperaturas e tem a validade longa, diferente das injeções tradicionais.

Além disso, esse medicamento pode ser ministrado por pessoas comuns, que não são especialistas em saúde, o que facilita sua propagação.

Outra vantagem é o custo. Os primeiros cálculos apontam que as vacinas em forma de adesivos seriam muito mais baratas, ao custo de 1 dólar, enquanto uma injeção normal custa não sairia por menos de 1 dólar e 65 centavos. No entanto, as contas ainda são primárias e não consideram o valor de mercado em si.
Fontes: National Public Radio / revistagalileu.globo.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!