Ultimas

Cistoscopia - Entenda o Que É Este Exame!

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. 

Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior. Geralmente é realizada em regime ambulatorial. Nao tem necessidade de internação, mas deve sempre ser realizados com aparelhos esterilizados. Existem dois tipos de cistoscopia: rígida e flexível.

Cistoscopia rígida

É realizada usando um instrumento semelhante a uma haste metálica (de 7-8mm de calibre e 40cm de comprimento). Este instrumento tem uma luz e uma lente na ponta para a visualizaçao das estruturas. Também tem um canal através do qual instrumentos cirúrgicos podem ser passados para coletar biopsias. Embora possa ser realizado sob anestesia local (na forma de gel, inserido na uretra), havendo a necessidade de uma biopsia, pode ser necessária alguma forma de anestesia mais efetiva (raquidiana ou sedação/geral).

É realizada em regime ambulatorial, embora possa haver necessidade de internação no caso de alguma intervenção durante o procedimento. Tem como desvantagem o fato de ser mais traumática e dolorosa, devido à rigidez do aparelho, além de ser realizado em posição de litotomia (com as pernas suspensas).

Cistoscopia flexível

É realizada utilizando-se de um endoscópio de fibra óptica fino e flexível. O cistoscópio flexível é passado cuidadosamente pela uretra, podendo facilmente seguir através de suas curvas, até dentro da bexiga, sob anestesia local (na forma de gel, inserido na uretra), com o paciente acordado durante o procedimento, em regime ambulatorial. É especialmente útil no diagnóstico de lesões dentro da bexiga bem como no acompanhamento após o tratamento de tumores de bexiga.

Pelas características acima descritas, torna o exame muito menos traumático e desconfortável. É indicada principalmente em homens (que possuem uma uretra longa e sinuosa), facilitando a visão até mesmo das áreas mais difíceis da bexiga (devido à mobilidade da ponta do cistoscópio). Além disso, pode ser realizado com o paciente deitado confortavelmente em decúbito dorsal. Sua desvantagem é a impossibilidade de realização de biopsias durante o exame, bem como o maior custo.
O seu urologista pode explicar os benefícios e os riscos de cada tipo, indicando o procedimento mais adequado no seu caso. A clínica Uromed disponibiliza ambos os exames para o seu maior conforto.
Fonte: http://neouro.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!