Ultimas

Diabetes Tipo 2 - Resistente aos Efeitos da Insulina

O diabetes tipo 2 trata-se de uma doença crônica que acaba afetando a forma com que o corpo metaboliza a glicose que é a principal fonte de energia que o corpo possui. 

Quem tem esse tipo de diabetes pode ter resistência aos efeitos da insulina que é o hormônio que faz a regulação da entrada de açúcar nas células ou não produzir insulina suficiente para que seja mantido um nível normal de glicose.

Por causa disso, os níveis de açúcar ficam altos no sangue e o organismo necessita eliminar esse excesso e isso é feito através da urina, pois esta é a forma mais fácil de conseguir fazer isso. É por esse motivo que as pessoas que são diabéticas sentem muita vontade de urinar. O pior é que esse efeito diurético acaba por gerar uma perda excessiva de nutrientes.

Diabetes Tipo 2 Sintomas Iniciais

Pessoas que estão com o diabetes tipo 2 normalmente não apresentam nenhum sintoma no início e esse quadro pode permanecer assim por muitos anos. Os sintomas iniciais podem ser:
  • Infecções frequentes como na bexiga, pele e rins;
  • Feridas que passam muito tempo para cicatrizar;
  • Visão embaçada;
  • Furúnculos e formigamento nos pés;
  • Vontade de urinar várias vezes no dia;
  • Sede constante;
  • Fome frequente;
  • Cansaço excessivo ou fadiga;
  • Disfunção sexual.
Se qualquer um desses sintomas forem percebidos, principalmente quando associado aos fatores de risco, tais como: colesterol alto, obesidade, hipertensão arterial, apneia do sono, depressão, entre outros, é muito importante fazer uma consulta com o médico e investigar para saber se é o diabetes tipo 2.

Diabetes Tipo 2 Tem Cura?

A diabetes em si não tem cura, mas é possível reverter seus sintomas, isto é, a diabetes fica controlada sem ser necessário usar medicamento quando se trata do diabetes tipo 2 e reduzir de forma drástica a medicação do diabetes tipo 1.

Veja a matéria do Programa Domingo Espetacular da Rede Record, a qual Revela um Tratamento Inovador que está trazendo grandes resultados para os pacientes diabéticos na luta contra a diabete.

Causas da Diabetes Tipo 2

Existe a diabetes tipo 1 e 2. No tipo 1 a insulina não é produzida, mas o tipo 2 é. O diabetes tipo 2 pode ser causado de duas formas: resistência do corpo a insulina ou não produzir insulina suficiente para que as demandas do corpo sejam supridas.

Quando o corpo cria resistência à insulina, ou seja, ele passa a não responder a insulina como deveria e por causa disso ela não é utilizada corretamente. Já quando a insulina é produzida numa quantidade menor, ela não consegue carregar todo o açúcar que está presente no sangue para dentro das células e ele fica se acumulando no sangue.

Uma pessoa que tem o diabetes tipo 2 nem as células de gordura (adipócitos), nem as células dos músculos (miócitos) nem as células do fígado (hepatócitos) respondem corretamente a insulina e é por esse motivo que o açúcar acaba não entrando nessas células e ficam na corrente sanguínea.

O adipócito é a célula que estoca a gordura que está presente em todas as pessoas. Quando ele possui sensibilidade à insulina quer dizer que o mesmo reconhece a glicose que está circulando e ativa os mecanismo para não retirar a gordura que ele possui para disponibiliza-la ao corpo em forma de energia. Mas quando ele não a reconhece ele passa a liberar a gordura localizada em seu interior para o sangue e é por esse motivo que o paciente que tem diabetes fica com a glicose e o colesterol alto.

Semelhantemente funcionam os hepatócitos. Quando eles são sensíveis a insulina eles absorvem a glicose e a estocam. Quando se tornam resistentes passam a não reconhecer a glicose alta no sangue e entendem que há uma falta dela e acabam liberando mais glicose para o sangue e o processo fica muito pior.

Com as células dos músculos acontece algo semelhante, pois com a insulina elas conseguem absorver a glicose para que seja usada como energia. Sem ela, fica entendido que há uma falta e sinalizam para o corpo que é preciso queimar gordura para que a energia seja fornecida.

Dieta para Diabetes Tipo 2

Para tratar o diabetes é preciso ter uma alimentação adequada, um estilo de vida saudável e tomar medicamentos, no caso do tipo 2 usa-se um ou mais hipoglicemiantes. Quanto à dieta, é preciso evitar que os níveis da glicose se elevem para que haja redução da perda de nutrientes. Existem diversos alimentos que são recomendados para que o diabetes tipo 2 seja mantido sob controle como os listados a seguir:
  • Abacate
  • Aveia
  • Amêndoas
  • Linhaça
  • Peixes
  • Azeite
  • Feijão
  • Tomate
  • Leite desnatado
  • Ovo
  • Óleo de Coco

Tratamento para Diabetes Tipo 2

Uma ótima opção de tratamento é seguir o Programa Diabetes Controlada do Dr. Rocha. Lá tem todas as informações necessárias para ter uma vida normal e manter a  diabete controlada naturalmente.
Fonte: fatordiabetes.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!