Ultimas

Efeito Estufa Artificial - Emissão de Grande Quantidade de Gases no Ar

É gerado pela ação do homem, ao contrário do natural, em que o planeta retém uma parte do calor enviado pelo Sol para garantir a manutenção da temperatura na Terra de forma benéfica aos seres vivos.

O efeito estufa artificial é aquele provocado pela emissão em grande quantidade de gases poluentes no ar. Grande parte destes gases não é absorvida pela natureza (vegetação principalmente), formando uma camada de poluentes na atmosfera. Assim, grande parte do calor dos raios ultravioletas emitidos pelo Sol, após serem refletidos pela Terra, fica presa na atmosfera, pois é absorvido pelo monóxido de carbono. 

Origem e causas

Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa artificial são aqueles gerados pelo uso de fontes de energia poluidoras, principalmente combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene e carvão mineral). Portanto são origens do efeito estufa: atividades industriais, veículos automotores que utilizam combustíveis fósseis, usinas térmicas e também as queimadas de florestas.

Os principais gases são:

- Dióxido de carbono
- Gás metano
- Óxido de Azoto
- CFCs (clorofluorcarbonos)

Consequências

- Aumento da temperatura no planeta, também conhecido como aquecimento global (já está ocorrendo);

- Extinção de espécie de animais, caso o efeito estufa artificial gere aumento de 2 ou mais graus celsius no planeta nos próximos anos;

- Derretimento de grande parte do gelo das calotas polares (já está ocorrendo);

- Mudanças climáticas – mudanças no clima de várias regiões do mundo (já está ocorrendo);

- Aumento de catástrofes provocadas pela natureza: tufões, enchentes, períodos longos de seca, desertificação de regiões e etc;

- Aumento do nível de água dos oceanos com possibilidade de desaparecimento de ilhas e áreas costeiras.
Fonte: suapesquisa.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!