Ultimas

NASA Descobre Barreira Artificial Que Parece Proteger a Terra

Semelhante a um campo de força, a barreira descoberta pela NASA pode proteger o planeta Terra do “clima espacial extremo”, como as ejeção de massa coronal e outros eventos espaciais danosos, embora estudos adicionais sejam necessários para provar essa teoria.

O que é uma ejeção de massa coronal?

A massa coronal é gerada por variações no campo magnético do Sol, fazendo com que vastas porções da superfície da estrela se expandam rapidamente — formando uma espécie de bolha —, ejetando imensas quantidades de partículas no espaço.

Elas são potencialmente perigosas porque podem causar tempestades geomagnéticas na Terra.

(Uma ejeção de massa coronal em 7 de abril de 1997 Fonte: NASA / Marshall Space Flight Center)

Um exemplo famoso é o “apagão de Quebec”. Em março de 1989, uma tempestade geomagnética atingiu Quebec com tanta força que explodiu as usinas e os transformadores elétricos. A tempestade interrompeu até mesmo os sinais de rádio na Europa.

Barreira criada pelo homem

Desde pelo menos 1960, os militares têm utilizado sinais de rádio de baixa frequência (VLF), embora sejam fracas demais para serem usadas em transmissões de áudio normais, essas frequências são utilizadas na comunicação via rádio com submarinos que se encontram em grandes profundidades no oceano.

Estes sinais de VLF, contudo, alcançaram o espaço e cercaram nosso planeta, criando uma barreira protetora gigante que pode ser vista por alguém dentro uma nave espacial, literalmente. A NASA ainda não tem certeza se a barreira pode realmente proteger a Terra do tempo do espaço, mas pode saber em breve.

Essa radiação eletromagnética parece interagir com as partículas que existem no espaço, afetando a forma como elas se movimentam, potencialmente oferecendo proteção ao nosso planeta contra as tempestades solares.

A NASA ainda não tem certeza se a barreira pode realmente proteger a Terra, mas planejam descobri em breve.

“Planos já estão em andamento para testar a barreira na atmosfera superior. Pretendemos descobrir se ela pode de fato barrar o excesso de partículas que chega à nossa atmosfera” – NASA.

Fontes: conhecimentocientifico.r7.com / mic.com / megacurioso.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!