Ultimas

Octlantis - Conheça a Cidade Submarina Habitada Por Polvos

Um grupo de 15 polvos encontrado no sudeste da Austrália está sendo chamado deOctlantis pelos especialistas. Trata-se de uma "cidade" submarina que muda a ideia em torno de essa espécie ser solitária — o nome junta octopus (polvo, em inglês) com Atlantis, a lendária cidade perdida.

A equipe internacional de biólogos marinhos foi liderada pelo professor David Scheel, da Universidade do Pacífico do Alasca, que disse ao Quartz que "esses comportamentos são o produto da seleção natural, e podem ser semelhantes aos comportamentos sociais complexos de vertebrados".

"Quando as condições corretas ocorrem, a evolução pode produzir resultados muito semelhantes em diversos grupos de organismos", explica o especialista.

Essa não foi a primeira "cidade de polvos" encontrada: Octopolis, situada perto de Octlantis, foi descoberta em 2009 e tem sido observada desde então. As análises mostram que o número de animais varia no local, mas permanece entre dois e 16 indivíduos na maior parte do tempo. 

Stephanie Chancellor, outra pesquisadora envolvida, contou que os polvos "firmaram moradia" perto de rochas e guardaram algumas estruturas de suas presas. "Essas pilhas de conchas, ou estrume, foram esculpidas para criar covis, tornando esses polvos verdadeiros engenheiros ambientais", afirmou.

"Para que esses comportamentos complexos ocorram, acho que eles devem encontrar um ao outro e interagir regularmente ao longo das gerações, mesmo que, em qualquer momento, haja mais polvos vivendo uma vida solitária do que interagindo consistentemente todos os dias", afirma David Cheel.
Fonte: revistagalileu.globo.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!