Ultimas

Nova Pílula Deixa Você escolher Quando Quer Menstruar

Um novo anticoncepcional que acaba de ser lançado promete deixar que a usuária escolha se deseja ou não menstruar e o dia em que quer que o período venha. 

A novidade foi criada em cima do pressuposto de que muitas mulheres se incomodam com o sangramento mensal e que precisam, muitas vezes, adiar planos por conta dele.

A nova pílula que permite controlar o dia da menstruação seria, portanto, uma alternativa a essas usuárias, com a vantagem de não gerar malefícios para a saúde. Entenda exatamente como funciona o método:

Ciclo flexível: como funciona?

Yaz Flex é uma variação do famoso anticoncepcional Yaz, mas com o diferencial de permitir que haja certo controle sobre o dia da menstruação. Da farmacêutica Bayer, a pílula cria um ciclo flexível composto por duas fases:

Primeira fase: tomada obrigatória

Na etapa inicial, a mulher deve ingerir a pílula durante 24 dias seguidos, período necessário para que ocorram mudanças hormonais que impeçam a ovulação e, consequentemente, a gravidez.

Segunda fase: flexibilidade e pausa

A segunda fase é marcada pelo poder de escolha. Nela, a mulher pode escolher o dia em que irá menstruar (ou mesmo se deseja ficar sem menstruar) pelos 120 dias seguintes.

Por exemplo: se a usuária quiser ficar dois meses sem a menstruação, é só tomar uma drágea da cartela diariamente durante 60 dias e parar para que ocorra o sangramento. A pausa é de quatro dias e pode ser feita a partir do 25º dia do início da cartela.

Após o período de 120 dias, é recomendado que se faça uma pausa para que a menstruação desça, caso contrário, pode haver escapes.

É igual emendar uma cartela na outra?

Apesar da parecer inovador, o ciclo flexível nada mais é que a velha "técnica", já praticada por muitas mulheres, de tomar as pílulas continuamente e não dar a pausa para o sangramento.

Os ginecologistas e obstetras José Bento e Christiane Curci Régis afirmam que emendar cartelas do anticoncepcional não faz mal.

"Quando inventaram a pílula, tiveram de bolar uma maneira de manter o efeito contraceptivo mas não chocar a parte cristã da comunidade. Então, resolveram fazer um sistema ritmado para que pessoas não achassem que era muito artificial, assim, criaram a pausa para que ocorra o sangramento", explica o médico.

Pode haver escape

O regime permite o planejamento da menstruação durante a fase flexível, entre o 25° e 120° dia, mas há chance de ocorrer pequenos sangramentos, já que o endométrio - tecido que reveste o útero - pode se fragmentar espontaneamente, o que não prejudica a saúde.

"Por isso, se houver escape na fase flexível, o ideal é que seja feita a pausa para descamar o endométrio e recomeçar um novo ciclo", explica o ginecologista César Fernandes, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Integração com aplicativo

aplicativo yaz flex 117 400x800

 Fonte: vix.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!