Ultimas

Saiba Tudo sobre a Acne!

Formação e causas da acne, doenças da pele, dermatologia, peles acneicas, inflamação, tratamentos, conhecida como espinha.

Acne, popularmente conhecida como "espinha", é uma inflamação do folículo pilossebáceo. É através deste folículo que o sebo faz seu percurso das glândulas sebáceas (onde é produzido) até a pele.

Informações e características da acne

Ao contrário do que muitos acreditam, o sebo tem uma importante função: preservar a hidratação natural da pele (limitando a evaporação de água) e também controlar a flora bacteriana.

No caso de peles acneicas, a produção deste sebo está acima do normal, e, como consequência deste excesso, ele perde sua função controladora da flora bacteriana e passa a servir de nutriente para as bactérias.


A partir daí, surgem estas indesejáveis erupções em nossa pele. Contudo, há diversos fatores que estimulam seu surgimento, tais como: predisposição genética, hiperqueratose do canal folicular (aumento da queratina produzida pelas células epiteliais foliculares), aumento da secreção sebácea, aumento da flora bacteriana e fatores individuais.

A acne vulgar (nome que recebe este tipo de erupção) costuma acometer 80% das pessoas na fase da puberdade e desaparecer na fase adulta. Durante sua manifestação, ela costuma oscilar entre períodos de exacerbação e calmaria.

Diversos fatores podem agravar este quadro inflamatório, dentre eles estão: distúrbios emocionais, distúrbios hormonais, falta de higiene, manipulação constante, etc.

Há um outro tipo de acne denominada “acne conglobata”, esta, atinge, na maioria das vezes, homens nas regiões de tronco, braço e nuca. Suas manifestações mais severas costumam englobar outras regiões como: axila, virilha e perianal.

Embora a acne vulgar seja a mais conhecida, há ainda outros tipos, como: acne do recém-nascido (ocorre através da passagem de hormônios da mãe para a criança), acne escoriada (autoprovocada), acne solar (causada pela exposição ao sol), acne medicamentosa (causada pelo uso de alguns tipos de medicamentos) e acne cosmética (causada pelo uso de cosméticos).
Fonte: todabiologia.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!