Ultimas

Vitamina C - Poderosa Aliada da Imunidade

A vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias — principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos.

As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para vida e possuem compostos nitrogenados. O organismo não é capaz de sintetizá-las e quando faltam na nutrição provocam carência no organismo.

A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.

Para o corpo humano estar em perfeito funcionamento, deve haver um balanço entre as substâncias oxidantes e antioxidantes. Quando as substâncias oxidantes aumentam de quantidade ou os antioxidantes diminuem, temos o chamado stress oxidativo que, em excesso, pode ser bastante tóxico para o organismo.

Movimentando-se pelas células, os radicais livres — que são substâncias bastante instáveis — tentam desesperadamente se ligar à outra molécula. Os alvos preferenciais são DNA e proteínas, que acabam sofrendo lesões após essa união e se tornam disfuncionais. O resultado são doenças dos mais diversos tipos.

Benefícios da Vitamina C

  • Fortalece os capilares sanguíneos.
  • É extremamente importante em tratamentos antialérgicos.
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
  • É excelente na prevenção de gripes e infecções.
  • Atua no organismo como um poderoso antioxidante.
  • Dá resistência aos ossos e dentes.
  • Facilita a absorção de ferro pelo organismo.
  • Atua no metabolismo de alguns aminoácidos.

Deficiência de Vitamina C

  • Escorbuto
  • Sangramento das gengivas
  • Anemia
  • Depressão
  • Hemorragia
  • Doenças Cardiovasculares
  • Envelhecimento precoce
A melhor maneira de se obter a quantidade necessária desta vitamina é através da alimentação. A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentões e brócolis. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir várias doenças, inclusive determinados tipos de câncer.

Você sabe qual é a recomendação diária de Vitamina C?

Sempre se acreditou, pelos médicos e nutricionistas, que a quantidade recomendada de vitamina C para o organismo seria em torno de 75 a 90 mg por dia. Mas novas pesquisas apontam que a quantidade ideal para ser consumida é muito maior: 200 mg.

Cientistas da conceituada Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, divulgaram uma revisão de 29 estudos que avaliaram a pressão dos voluntários e também o consumo de vitamina C (ácido ascórbico). Eles perceberam, ao final da análise, que a ingestão média de 500 mg da substância estava associada a uma queda significativa na pressão arterial dos participantes.

Entretanto, pessoas que já apostavam em suplementação antes da pesquisa e, por isso, tinham muito da vitamina percorrendo o corpo, não obtiveram benefícios com doses extras. Na prática, isso sugere que quantidades mais modestas, como 200 mg, já seriam capazes de fazer a pressão cair — desde que consumidas regularmente.

Há duas principais hipóteses para justificar o efeito. “A vitamina C parece ter ação diurética”, relata o estudioso. Assim, ajudaria o organismo a expulsar o sódio, composto sabidamente responsável por levar a pressão às alturas. A segunda teoria é que a substância dá uma força na dilatação das artérias. Ambos os mecanismos têm impacto direto no aperto que prejudica os vasos e deixa o coração e o cérebro em perigo.

Importância e Função da Vitamina C

A vitamina C tem função antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo. Ela também tem importância como um cofator de enzima para a biossíntese de vários bioquímicos importantes.

Vitamina C nos Alimentos

Quantidade em mgAlimento
42 mg1 copo de suco natural de uva
63 mg4 unidades de morango
27 mg1 fatia de abacaxi
67 mg1 prato de couve refogada
21 mg1 banana
146 mg1 copo de suco de laranja 
46 mg2 batatas-baroas cozidas
200 mg2 cajus
84 mg1 manga
67 mg1 goiaba
28 mg1 kiwi

É necessário tomar suplemento de vitamina C?

Mesmo tendo uma boa alimentação, nem sempre conseguimos obter a quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios. Isso porque, hoje, nossa alimentação está pobre em nutrientes — seria preciso ingerir uma quantidade absurda de frutas e hortaliças. O ideal é fazer uma suplementação de uma dose pequena. Não é necessário exagerar na dose (tomar de uma só vez suplementos que contém 1g ou 2g da vitamina).

Apenas em alguns casos que a dose da suplementação pode ser um pouco maior (em torno de 500 mg), como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes ou para aqueles que fumam, bebem demais, se alimentam mal ou vivem em locais muito poluídos.

Vitamina C é bom para evitar gripes e resfriados?

Sim! A vitamina C tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados; e favorecendo a absorção do ferro, ajudando a evitar anemia. Ela afasta problemas no trato respiratório. Isso porque estimula a formação de macrófagos, células que englobam e depois eliminam as bactérias do mal. Só que não adianta investir no nutriente com o quadro já instalado. Para deixar o sistema imune tinindo, o correto é consumir as fontes da vitamina regularmente. Ás vezes, surgem pesquisas dizendo o contrário (que ela não evita resfriados). Mesmo frente a essas pesquisas controversas, ainda que a vitamina C não previna diretamente resfriados, podemos dizer que ajuda indiretamente, já que o sistema imunológico fica mais resistente. Para melhorar ainda mais a prevenção de gripes, inclua também o zinco.

Vitamina C e a Beleza

A vitamina C utilizada como cosmético ajuda na hidratação e na produção de substâncias que agem na renovação da pele. Ela tem um poder antioxidante, estimulando a eliminação de radicais livres, agora na pele.

Ela também atua na produção de colágeno, essencial em tratamentos de rejuvenescimento. É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exagerada exposição ao sol.

O colágeno é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da pele, ou seja, sem ele a pele fica mais flácida e frágil. A exposição continuada ao sol é um dos fatores que alteram a síntese de colágeno na pele, levando a formação das rugas.

Aí entra outro papel da vitamina C: proteger contra a exposição solar. Ou seja, além de consertar os danos causados pelo sol, ela ainda evita que esses danos ocorram.

Para combater o envelhecimento da pele, a forma tópica (sobre a pele) tem se mostrado a mais efetiva. Mas são necessários alguns cuidados. Primeiro é importante consultar um médico para saber qual a concentração de vitamina C é mais adequada para o seu tipo de pele. A vitamina C é muito instável, isso porque ela perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar. Então o creme deve ser guardado em frasco fosco e bem fechado; melhor ainda se for na geladeira. 
Fonte: belezaesaude.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!