Ultimas

7 Coisas Que Acontecem Com o Seu Corpo Quando Você Come Sal

Muito se discute a respeito do gosto das comidas. A população é dividida entre aqueles que preferem comer uma comida mais temperada e os que preferem menos tempero. 

Não podemos negar que os petiscos salgados quando combinados com uma rodada de cerveja no bar é um ótimo pedido. Se você é um "beberrão" de carteirinha, com toda certeza já desfrutou de amendoins japoneses enquanto tomava uma rodada de Chopp, né? Pois bem, é algo tão bom, mas nunca deve ser comido com exagero. Alimentos desse tipo causam danos altos a saúde e bem estar do nosso corpo em grandes quantidades. Um dos males é: quanto mais sal você comer, mais sede terá e com isso, mais vai beber e isso pode trazer consequências terríveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as pessoas devem consumir menos de duas gramas de sódio por dia. Isso equivale a cinco gramas de sal. Porém, um adulto no Brasil chega a comer mais do que o dobro indicado. Se você é um fã desse tipo de comida, aqui vai uma matéria em especial para te mostrar os danos que o excesso de sal traz para o nosso corpo. A redação da Fatos Desconhecidos listou para você alguns deles e temos a certeza de que você vai repensar a sua dieta após isso. Sem mais delongas, confiram com a gente e aproveite para compartilhar com seus amigos.

1 - Retenção do líquido

Quando o nível do sódio em nosso corpo aumenta muito, os rins se encarregam de eliminar o excesso. Porém, se ultrapassar a capacidade dos rins e eles não conseguirem, o sódio continua em nosso organismo. Logo começa a roubar a água contida em nossas células, aumentando então a quantidade de fluido que circula pelo corpo.

2 - Aumenta a pressão arterial

O sódio também age na pressão arterial, e a grande quantidade no nosso organismo pode fazer com que ela aumente. Com o aumento de líquido no corpo, graças a retenção, isso força a parede das artérias.

3 - Risco de AVC

A hipertensão pode causar um Acidente Vascular Cerebral, o famoso (AVC), ou derrame, como é mais conhecido. Com o excesso de sal, a pressão se eleva e isso pode enfraquecer as nossas paredes arteriais, obstruindo os vasos sanguíneos, podendo resultar em sua ruptura.

4 - Insuficiência Cardíaca

Com a retenção de líquidos e vasoconstrição, a grande quantidade de sódio no organismo pode oferecer risco e levar uma pessoa a sofrer insuficiência cardíaca.

5 - Câncer no estômago

De acordo com estudos britânicos realizados pela instituição World Cancer Research Found com portadores de câncer no estômago, o sal pode ser um causador. Pelo menos um em cada sete casos, a doença poderia ter sido evitada se as pessoas limitassem o consumo de sal.

6 - Pedras nos rins

Que o consumo exagerado de sal faz mal para os rins, quase todos sabem, né!? O sódio dificulta a absorção de cálcio que é feito pelo organismo e isso causa o acúmulo desta substância, levando a pessoa a sofrer com pedras nos rins.

7 - Aumento de peso

O acúmulo de sal e água causa inchaço no corpo, atingindo principalmente os calcanhares, pernas, coxas e abdômen. Isso causa o desconforto nas pessoas de acreditarem que estão engordando de forma extrema.
Fontes: Vix.com / revistagalileu.globo.com
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!