Ultimas

7 Alimentos Que previnem o AVC e Fazem Bem Para o Coração!

Através da alimentação balanceada, é possível manter o organismo longe de doenças, como o AVC! Confira uma lista com 7 alimentos que protegem seu coração!

O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. Uma vez que diabetes, colesterol elevado, obesidade e hipertensão aumentam as chances de AVC, todos os cuidados para controlar essas doenças servem de prevenção, e com isso a alimentação ganha destaque.

Seguir uma dieta saudável, que priorize o consumo de alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, moderar no consumo de sódio, alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas, além de controlar o consumo de açúcar são alguns dos hábitos que devem fazer parte da rotina. Existem alimentos, por exemplo, com alto teor de ômega 3 e 6 e vitamina E, que funcionam como antioxidantes naturais e auxiliam na prevenção de doença microvascular, além de outros que aumentam o bom colesterol, ajudando a prevenir o AVC. Confiras os principais!

1. Salmão e atum: 

Consumir peixes ricos em ômega 3 duas vezes por semana diminui os riscos de ataque cardíaco, graças ao aumento do colesterol bom (HDL) no sangue e à queda nos níveis de triglicérides.

2.Nozes: 

São fontes de magnésio, mineral que ajuda no controle da pressão arterial, e ricas em gorduras insaturadas, que melhoram o perfil de colesterol no organismo. Elas podem ser consumidas puras durante os lanches e a recomendação é de uma porção de 30g ao dia.

3.Tomate:
É fonte de licopeno, um antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres e que pode ajudar na prevenção de AVC.

4. Cereais Integrais:


São alimentos ricos em fibras, que auxiliam no controle das taxas de colesterol e glicose. Os alimentos integrais devem aparecer em todas as refeições do dia, por isso adicione ao iogurte ou vitamina a granola, prepare um mingau com aveia e substitua o arroz branco e o pão comum pelas versões integrais nas principais refeições e lanches. Mas não se esqueça de regular o consumo de água para ajudar na digestão.

5. Cacau: 

Os flavonoides presentes no cacau ajudam os vasos sanguíneos a funcionarem melhor, o que reduz a pressão sobre o coração. É fonte de catequina e epicatequina, que auxiliam na redução da agregação plaquetária e no controle dos níveis de colesterol no sangue. O chocolate amargo pode ser consumido na porção de 30g.

6. Açafrão ou cúrcuma:


O tempero possui ação anti-inflamatória e ajuda a controlar problemas como a aterosclerose – caracterizada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias, reduzindo seu calibre e trazendo um déficit sanguíneo aos tecidos irrigados por elas. Deve ser adicionado no período final de cozimento dos alimentos em pequena quantidade.

7. Azeite de oliva extravirgem: 

Fonte de ômega 9 – uma gordura insaturada que auxilia no aumento das taxas de HDL (colesterol bom) – que protege a saúde cardiovascular. O azeite deve ser usado a frio para temperar saladas e recomenda-se de 1 a 2 colheres (sopa) ao dia.

Equilíbrio

Procure evitar alimentos altamente processados por conta do excesso de sódio. É importante manter o equilíbrio entre sódio e potássio, pois a dupla gera o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos. São fontes de potássio: salmão e mariscos, abacate, espinafre cozido, batata assada, banana, feijão-preto, tomate e mamão papaia.
Fonte: altoastral.com.br
Postar um comentário
 
Copyright © 2011 - 2014 O Controle da Mente - A Ciência em Ação!